Mestre Antônio e os tambores do Vale do Jequitinhonha retornam à UFMG

0

A Universidade promove a segunda etapa das oficinas do tamborzeiro.

Dando continuidade as atividades desenvolvidas em outubro, está sendo realizada desde o dia 17 e vai até 21 de novembro, na Estação Ecológica/Campus UFMG, a segunda etapa das oficinas do tambozeiro, descendente de africanos e índios, de Minas Novas, Antônio Luís de Matos, o Mestre Antônio, 75 anos.

Ele é um dos últimos conhecedores das técnicas e práticas dessa arte no Vale do Jequitinhonha e aprendeu durante sua infância com o avô o ofício da luteria de tambores e caixas de linha africana.

Mestre Antonio vive em Minas Novas, onde faz tambores artesanais – Foto: Divulgação

Nos últimos anos, ele trabalha incessantemente para que essa tradição não se perca. Como ele mesmo diz: “ O som dos tambores bate forte no coração do ser humano. Os tambores são fonte de vida, de tudo”.

O tambozeiro que tem licença ambiental para utilizar a madeira necessária à confecção dos tambores e faz o replantio das espécies afirma com convicção e sabedoria que “é preciso tratar a natureza com cuidado: colher e devolver”.

Na primeira parte do projeto “Construção de tambores e instrumentos musicais”, os participantes aprenderam as técnicas, processos e delicadezas necessários à construção de seus próprios instrumentos, o que envolveu sensibilidade para o traquejo com os materiais e conexão com a natureza.

Nesse segundo encontro “Tocando os tambores e os instrumentos musicais”, os participantes iniciaram suas atividades com o plantio de mudas de pitangueira, quaresmeira, tambucuri, entre outras.

O plantio ocorreu devido à preocupação de Mestre Antônio em devolver à natureza aquilo que é utilizado para construir os tambores.

Após o plantio das mudas, foi dada continuidade à construção dos tambores, para que, posteriormente, os participantes possam aprender a tocá-los.

Além dessas atividades, está prevista a realização de um cortejo musical realizado pelos membros da oficina e pelo grupo de maracatu da Escola de Música, que partirá da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) às 17h30min do dia 21 de novembro e terminará na Praça de Serviços do Campus Pampulha. As informações são da Universidade Federal de Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui