Ministério Público de Minas Gerais inaugura sede própria em Coronel Fabriciano

0

Solenidade realizada nesta quarta inaugurou a 46ª sede própria da instituição e marcou a instalação de quatro novas Promotorias de Justiça no Estado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, nessa quarta-feira, 27 de agosto, a sede própria das Promotorias de Justiça de Coronel Fabriciano, importante município do Vale do Aço, que fica a 200 quilômetros de Belo Horizonte e tem cerca de 100 mil habitantes. O novo prédio, localizado no centro da cidade, à rua Duque de Caxias, 20, vai contribuir para o aprimoramento do atendimento ao cidadão, com mais conforto e praticidade.

[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/08/sede_propria_fabri.jpg” width=”300″ height=”200″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]

O imóvel possui 440 metros quadrados e conta com dois pavimentos, onde estão distribuídos seis gabinetes, recepção, copa, arquivo, secretaria, banheiros acessíveis, sala de reuniões, garagens, entre outras benfeitorias.

A solenidade marcou também a assinatura do termo de instalação de quatro novas Promotorias de Justiça (PJ) de entrância especial em Minas Gerais – a 5ª PJ de Coronel Fabriciano, a 4ª PJ de Timóteo, a 9ª PJ de Teófilo Otoni, e a 26ª PJ de Uberlândia.

Além de membros e servidores do MPMG, a cerimônia teve a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Polícias Civil e Militar, defensores públicos, advogados e outras autoridades.

O procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, apontou a inauguração de mais uma sede própria como reflexo do desenvolvimento da instituição nas últimas décadas.

“Cresceram o número de membros, a estrutura das Promotorias de Justiça e as demandas. Dessa forma, a evolução se fez necessária também na questão de nossas sedes. E o resultado traz conforto e melhores condições não apenas para nossos representantes, mas, principalmente, para quem vem ao Ministério Público em busca de respostas para suas necessidades”, disse Carlos André.

Para a diretora da secretaria das PJs de Coronel Fabriciano, promotora de Justiça Deise Poubel Lopes, a nova sede simboliza também o fortalecimento da independência e da identidade institucionais do MPMG, em sintonia com a realidade social.

“A existência do prédio próprio é inquestionável avanço na reafirmação da individualidade própria de nossa instituição, conferindo aos membros e servidores ânimo renovado para a salvaguarda dos ideais democráticos e das crescentes exigências sociais”, definiu ela.

Projeto Sedes Próprias

A sede de Coronel Fabriciano faz parte do Projeto estruturador sedes próprias da Procuradoria-Geral de Justiça, que busca melhorar as condições de trabalho dos integrantes do MPMG e, com isso, agilizar o atendimento prestado à população local. Em pouco mais de dez anos, foram 46 novas sedes construídas e colocadas em funcionamento no estado.

O coordenador do projeto, promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira, anunciou que na próxima semana serão inauguradas novas sedes em Paracatu (1/9) e Dores do Indaiá (2/9).

Ele revelou que, ainda em 2014, deverão ser inauguradas novas estruturas em Betim, Salinas, Abre Campo, Igarapé e Uberaba, além da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Família, ambas em Belo Horizonte.

Também serão lançadas este ano as pedras fundamentais de São Lourenço e São Sebastião do Paraíso. Há também projetos avançados referentes aos municípios de Brasília de Minas, Governador Valadares, Ipatinga e Viçosa.

Jairo lembrou outras vertentes do projeto, que abrangem a manutenção das sedes e a capacitação dos promotores de Justiça como gestores da estrutura de pessoal e material. Em relação à manutenção está sendo providenciada a elaboração de contratos para serviços de telhados, elevadores, pintura, persianas, divisórias, ar-condicionado e jardinagem.

“Quanto à capacitação, a ideia é promover encontros entre os diretores de secretarias das Promotorias de Justiça, além da atualização da resolução que confere atribuições a esse cargo. O objetivo é que a atividade possa ser desempenhada com maior eficiência e transparência, envolvendo, por exemplo, controle de gastos e acompanhamento das manutenções corretivas e preventivas”, explicou ele. (MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui