Polícia Civil e Câmara de Vereadores investigam desvio de medicamentos no hospital de Capelinha

0

Investigações da Polícia Civil devem ser concluídas em 30 dias. Câmara de Vereadores instaurou CPI para investigar o caso.

O desvio e a adulteração de medicamentos controlados do estoque da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, é investigado pela Polícia Civil e pela Câmara de Vereadores da Cidade. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada na reunião ordinária dessa quinta-feira (28) para apurar a denúncia do vereador Cleuber Luiz. Na manhã desta sexta-feira (29), a Delegada Júnia Nara Rodrigues Rocha, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio, informou que um inquérito policial foi aberto no início da semana para investigar o caso.

Na reunião da Câmara do dia 18 deste mês, o vereador Cleuber Luiz denunciou em plenária que representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINCERCA) relataram que estaria acontecendo adulteração e possível desvio de medicamentos do hospital. O vereador ainda relatou que rótulos de medicamentos eram trocados e pacientes que necessitavam de aplicação de Morfina, podem ter sido medicados com Dipirona. O vereador ainda denunciou a troca de Dolontina por Decadron.

Após a denúncia, as comissões de Saúde e de Direitos Humanos realizaram uma reunião no dia 22 e nessa quinta-feira (28) foi instaurada a CPI, que deverá investigar, em um período de 90 dias, as irregularidades ocorridas na farmácia da Fundação Hospitalar.

O requerimento nº 110/2014 foi assinado pelos vereadores Jailson Pereira, Cleuber Luiz, Luciano Macêdo, Tadeu Filipe, Gedalvo Fernandes e Roberval Pimenta. “A missão da CPI não se limita apenas à fiscalização, vai além, e transcende à própria fiscalização para sugerir, indicar rumos, abrir caminhos para aprimorar processos e corrigir falhas. Sendo assim, a comissão irá analisar questões administrativas e quais medidas foram tomadas pela Fundação, assim que tiveram conhecimento das irregularidades.”, frisou o vereador Luciano Macêdo, em conversa com a reportagem do Aconteceu no Vale.

Polícia Civil também investiga o caso

Segundo a delegada Júnia Nara Rodrigues, o inquérito que investiga o sumiço e adulteração de medicamentos na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, foi instaurado na segunda-feira (25), tendo 30 dias para concluir a investigação. “Vamos nos esforçar para cumprir este prazo para dar uma resposta à sociedade, tendo em vista a gravidade do crime”, afirmou a delegada.

Há relatos de extravio de mais de 1.300 ampolas de Cloridrato de Petidina (analgésico similar à morfina) e de comprimidos de morfina, segundo a delegada Júnia Nara. Além disso, pacientes estariam sendo tratados com dipirona e decadron no lugar de morfina e de dolantina, substituições que reduzem o resultado do tratamento nos casos de pacientes com dor aguda.

“Começamos a realizar diligências. Vamos ouvir funcionários do hospital”, informou a delegada. “A Polícia Civil vai fazer se empenhar ao máximo para cumprir o prazo”, disse Júnia. Ela não informou detalhes sobre suspeitos e depoimentos, para não atrapalhar as investigações.

A delegada responsável pelo caso afirmou que o inquérito tem prioridade. “A denúncia é muito grave. Vamos fazer perícia nas substâncias para saber se ocorreram trocas”, disse Júnia.

Irregularidade

O hospital está regular junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MG). No entanto, segundo a assessoria de imprensa do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), a farmácia está irregular desde 2012, última vez que houve registro de profissional responsável pela fundação na entidade. Para operar, a farmácia deveria ter registro no órgão.

“A denúncia é gravíssima, pois qualquer funcionário pode estar tendo acesso a medicamentos e colocando a população em risco. Para o CRF-MG, a farmácia do hospital não estava mais em atividade”, considera Claudiney Luís Ferreira, vice-presidente do CRF-MG.

Em nota, a fundação confirma a existência de inquérito policial para apurar o desaparecimento de medicamentos da farmácia do hospital. A unidade de saúde não se pronunciou sobre a situação da farmácia.

No registro do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o hospital faz atendimentos básicos e de média complexidade, privados e públicos, e conta com 11 médicos ligados ao SUS e outros 34 funcionários.

O que é Morfina?

A morfina é a primeira droga, ou podemos chamar um fármaco narcótico, derivada do ópio. Foi criada em 1803, pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner, o mesmo deu nome ao remédio em homenagem ao Deus grego do sono, Morfeu.

Esta substância foi e é produzida em laboratórios, é usada para aliviar dores. Seu uso foi mais difundido a partir de 1853, com a invenção da seringa. É uma droga perigosa, pois pode causar dependência, por de seus sintomas colaterais citando, por exemplo, a euforia, e bem estar.

Também serviu para o tratamento alcoolismo e consumo de ópio, verificando-se mais tarde, que não existia efeito para estes tipos de tratamentos, e sendo altamente perigosos por levar uma nova dependência por esta droga, que poderia ocorrer com os que a utilizavam.

Na guerra Civil Americana, quatrocentos mil soldados, voltaram para suas casas com síndromes de dependência a Morfina, resultado de uso impróprio.

A morfina pode deixar o usuário dependente tanto psicológica quanto fisicamente. Como qualquer droga, os usuários precisam de doses cada vez maiores para poder chegar ao ápice.

Os principais efeitos úteis clinicamente da morfina são: Analgésica central com supressão nas dores físicas e emocionais, Anestesia para sedação, Co-adjuvante nos anestésicos gasosos, Tratamentos de dores crônicas, e pós-operativa e Alivia dores agudas fortes.

Esta substância pode ser ministrada de várias formas, podendo ser via oral, intramuscular, subcutânea, intravenosa, epidural, intranasal ou transdérmica, sendo que estas três ultimas, são as menos utilizadas.

Os efeitos da morfina duram de 4 a 6 horas dentre os quais podemos citar: Alívio da dor e da ansiedade, Diminuição do sentimento de desconfiança, Euforia, Tranqüilidade, sensação de bem-estar, Letargia, sonolência, depressão, Impotência, Incapacidade de concentração, Obstipação (prisão de ventre), Paralisia do estômago (sensação de saciedade), Amenorréia (ausência de menstruação) e Contração da pupila.

O uso da morfina também pode levar o usuário ao coma, com perda de consciência, fraca oxigenação no sangue, queda da pressão arterial, que se não for socorrido rapidamente pode levar a morte.

A morfina pode deixar o usuário dependente tanto psicológica quanto fisicamente e como qualquer droga, os usuários precisam de doses cada vez maiores para poder chegar ao ápice. A falta do uso da droga causa a síndrome da abstinência, onde o usuário começa a sentir, com náuseas e vômitos, diarréia, cólicas intestinais, lacrimejamento, corrimento nasal, calafrios, cãibras musculares, tremores, ansiedade, hipersensibilidade a dor. Podem surgir também dores abdominais, lombalgia, dores no tórax e nos membros inferiores, que podem durar de 8 a 12 dias.

Por ser uma droga não muito fácil de ser encontrada no submundo das drogas no Brasil, a dependência química ocorre mais com os médicos que tem um acesso fácil a droga.

(Fonte: O Tempo / Acontece Regional / Info Escola / Aconteceu no Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui