Trilha ecológica facilitará acesso à maior cachoeira de Minas

0

A cachoeira do Tabuleiro, a maior cachoeira de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 273 metros de queda d’água, ganhará em breve uma trilha ecológica que proporcionará acessibilidade e mais segurança aos visitantes. Além disso, o acesso será estruturado de forma a diminuir a corrosão, a erosão e a degradação da natureza.

Atualmente, a cachoeira atrai em média 5 mil pessoas por ano. Com o acesso facilitado, este número poderá aumentar significativamente. E para o IEF – Instituto Estadual de Florestas, que tem expertise em gestão de parques de conservação, o uso público é boa uma ferramenta para manutenção do espaço, uma vez que proporciona rentabilidade com pouca interferência no patrimônio.

(Queda d’água é a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil – Foto: Ascom/CMD)

A trilha ecológica do Tabuleiro ocupará menos de 1% da área Parque. Ao todo, serão 11 quilômetros, ligando as cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo. Da sede do Parque do Tabuleiro até a cachoeira do Tabuleiro são 2,3 quilômetros.

A trilha está sendo minuciosamente estudada pela Câmara Temática e pelo IEF que submetem todas suas avaliações ao COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, CODEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente e COMPESI – Conselho Municipal do Parque Estadual Serra do Intendente. A elaboração do projeto e a implantação da trilha será de responsabilidade da Anglo American.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui