Explosão em fábrica de fogos de artifício provoca a morte de quatro pessoas em Santo Antônio do Monte

0

Quatro mulheres morreram e uma ficou ferida durante uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 7h20, na empresa Fogos Globo. Peritos da Polícia Civil e uma equipe técnica do Exército Brasileiro foram enviados para o local. Eles vão apurar as causas do acidente, que ainda são desconhecidas.

As vitimas foram identificados como Daiana Cristina Maciel, de 25 anos, Maria das Graças Gonçalves, de 42, Maria José de Soledade, de 27, e Marli Lúcia da Conceição, de 35. No momento da explosão elas manuseavam pólvora no barracão do setor de bombas numeradas que ficou completamente destruído. Uma funcionária que ainda não teve o nome divulgado foi levada para um hospital da cidade. O estado de saúde dela também não foi informado.

(Fumaça foi vista por vários pontos da cidade – Foto: Polícia Militar)

A perícia técnica da Polícia Civil vai indicar o que deu origem à explosão e decidir até o fim da tarde desta terça-feira (15) se a fábrica continuará funcionando. Ninguém responsável pela empresa quis comentar o caso.

O coordenador do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Américo Libério, informou que é a primeira vez que ocorre este tipo de acidente na empresa. Entretanto, um ex-funcionário da Fogos Globo, que preferiu não se identificar, disse que outras explosões ocorreram no local.

Libério afirmou também que a fábrica está em dia com a documentação, informação que foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Polo na fabricação de fogos

A cidade de Santo Antônio do Monte tem tradição na produção de fogos e concentra alto número de acidentes em fábricas. Em setembro de 2013, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em explosão na empresa Polvo, que fica na comunidade Buritis. Em maio de 2012, duas pessoas morreram em acidente parecido na empresa Fogos Estrela. Em janeiro de 2011, foram duas mortes em uma fábrica na MG-429, no limite entre Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte.

Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia, em 1800, já havia fabricantes de fogos de artifício em Santo Antônio do Monte. Em 1859, os irmãos Joaquim Antônio da Silva e Luiz Mezêncio da Silva (Luiz Macota) fabricavam rojões e castelos. Ganharam muito dinheiro com a fabricação e venda de foguetes. A arte pirotécnica foi passada para gerações futuras.

Entre 1931 a 1940 a produção ganhou escala industrial com as empresa Fogos 2 Irmãos, Fogos Primor, Fogos Radiante e Fogos Estrela. De 1945 a 1963 foram constituídas diversas fábricas, gerando empregos e impulsionando o comércio de fogos. A grande era dos fogos em Santo Antônio do Monte, aconteceu a partir de 1963.

De 1970 até os dias de hoje a cidade conta com 75 empresas ligadas a pirotecnia. Segundo a associação, os produtos fabricados atendem as exigentes normas de segurança, passando pelo Centro Tecnológico em Pirotecnia, único na América Latina.

(Portaria da fábrica de fogos Globo onde quatro pessoas morreram nesta terça – Foto: TV Alterosa)

(Fonte: Estado de Minas / TV Alterosa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui