Nível baixo do Rio Doce pode provocar racionamento de água em Governador Valadares

0

O baixo nível de água no rio Doce ascendeu o sinal de alerta para a possibilidade de desabastecimento em Governador Valadares, na região Leste do Estado. A lâmina d’água na medição da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) chegou, nesta sexta-feira (11), a 7 centímetros quando o mínimo ideal seria a partir de 30 centímetros. Se não chover em 30 dias, pode haver racionamento.

Máquinas fazem o desassoreamento das áreas de captação – na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central a captação estava em 1.2 mil litros por segundo, quando o ideal seriam 2 mil litros – e a autarquia faz contatos com a Usina Hidrelétrica de Baguari para monitorar a quantidade de água que o empreendimento pode soltar para assim, minimizar a situação. Em agosto de 2013 o nível na régua de medição chegou a 11 centímetros negativos e medidas semelhantes foram adotadas.

A novidade este ano é a construção e ampliação de reservatórios em pontos estratégicos como o Penha e Alto Esplanada, demanda que acompanha o crescimento de Governador Valadares. Segundo o diretor do SAAE, Omir Quintino, as ligações (pontos/endereços) saltaram de 50 mil em 2009 para 90 mil em 2014. O consumo médio de cada um desses endereços é de 15 mil litros. São, ao todo, 130 mil famílias recebendo água tratada nas torneiras. “O pior é que não há previsão de chuvas para os próximos dias”, analisou Quintino.

Desde ontem o SAAE está pedindo à população que economize água e dando dicas como a de gastar menos tempo no banho, a não deixar o chuveiro aberto enquanto o corpo é ensaboado; a não deixar a torneira aberta durante a escovação dos dentes e pedindo que verifique válvulas de descargas e boias das caixas d’água para evitar transbordamentos. Pede ainda que os vazamentos, em especial nas vias públicas, sejam comunicados com urgência pelo 145.

(Foto: Leonardo Morais / Informações: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui