Mercado de trabalho de Montes Claros teve crescimento de 5,62% nos primeiros noves meses de 2022, aponta pesquisa

0

O percentual de crescimento de empregos formais em Montes Claros é superior aos percentuais verificados no país (4,38%) e no estado (4,14%). É o que aponta recente pesquisa produzida pelo Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), vinculado ao Departamento de Administração da Unimontes.

Conforme a pesquisa, em Montes Claros, ao longo dos primeiros nove meses de 2022, foram gerados 5.220 novos postos de trabalho, representando um crescimento de 5,62% em relação ao fechamento de 2021. O aumento de empregos formais no município ao longo do ano é superior aos percentuais verificados também no restante da região norte-mineira (4,93%) no mesmo período.

Os dados da OTNM apontam que, em setembro de 2022, Montes Claros teve um saldo positivo no mercado formal de empregos de 400% superior ao resultado registrado em agosto de 2022. No mês de setembro, foram criados na cidade 685 postos de trabalho, sendo que o saldo positivo no município em agosto tinha sido de 137 postos de trabalho.

De acordo com a pesquisa, em setembro, foram registradas 3.722 admissões e 3.037 demissões em Montes Claros. Durante o mês, foram admitidos no município 2.111 profissionais do sexo masculino (56,7% do total) e 1.611 do sexo feminino. Foram desligados   1.760 trabalhadores (58%) e 1.277 trabalhadoras (42%).

“O principal responsável pelo saldo positivo do mês foi a diminuição em 16% do número de desligamentos visto que as admissões embora tenham ocorrido abaixo dos números obtidos de março a julho, permaneceram no mesmo patamar do mês de agosto, afirma o coordenador da pesquisa, professor Roney Versiani Sindeaux. A apuração dos dados também é feita pela professor Rogério Martins Furtado de Souza. Ambos vinculados ao Departamento de Administração da Unimontes.

O perfil dos trabalhadores do sexo masculino mais procurados no mês foi constituído por profissionais com ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos. “Observou-se também uma boa representatividade de trabalhadores com ensino fundamental completo na faixa etária dos 30 aos 49 anos, e de trabalhadores com ensino médio completo com idade entre 40 e 49 anos”, destaca o Roney Sindeaux.

Sindeaux acrescenta que foi verificado saldo positivo expressivo de contratações na faixa salarial de 1,01 a 1,5 salários mínimos em todos os setores da economia, exceção da agropecuária, com destaque para as empresas dos setores de serviços e da indústria. Houve também um bom saldo na faixa salarial de 1,51 a 2 salários mínimos no setor de serviços e na construção civil.

Os maiores percentuais de desligamentos de trabalhadores do sexo masculino ocorreram entre os 30 anos ou mais, tanto com escolaridade inferior ao fundamental completo quanto com escolaridade equivalente ao superior completo. O saldo negativo mais expressivo ocorreu na faixa de 0,51 a 1 salário mínimo no setor industrial. Nesta faixa, o setor de serviços obteve um saldo positivo expressivo.

Os setores com os maiores saldos no mês foram o de serviços e o da construção civil. O saldo negativo mais expressivo foi observado nas grandes empresas do comércio.

As trabalhadoras mais procuradas encontram-se na faixa etária dos 18 aos 39 anos com ensino médio completo. Observaram-se bons resultados entre as trabalhadoras com ensino superior completo. Os maiores desligamentos entre as trabalhadoras ocorreram na faixa com a escolaridade inferior ao fundamental completo. O saldo positivo mais expressivo de contratações também foi na faixa salarial de 1,01 a 1,5 salários mínimos com destaque para a indústria, os serviços e o comércio.

O saldo negativo mais expressivo para as trabalhadoras ocorreu na faixa de 0,51 a 1 salário mínimo no setor industrial. Quanto ao porte das empresas, obtiveram destaque as micro, pequenas e grandes empresa do setor de serviços, as grandes empresas da indústria e as microempresas do comércio. No mês, a faixa etária dos 18 aos 24 anos foi a mais procurada, respondendo por 45,5% do saldo. No ano é também a mais procurada, respondendo por cerca de 64% do saldo.

Com relação a faixa salarial no mês, a faixa do 1,01 a 1,5 salários mínimos respondeu por aproximadamente 88% do saldo obtido. No mês, o salário médio pago nas admissões foi de R$ 1.546,51, 3,3% superior à média paga nos desligamentos que foi de R$ 1.496,14. O movimento entre as contratações e os desligamentos proporcionou um acréscimo de cerca de 1.2 milhões de reais à massa salarial dos trabalhadores formais atuantes no município.

Microempresas respondem por 43% do saldo gerado

Em setembro, as microempresas com até quatro trabalhadores responderam por 43% do saldo positivo do mercado de trabalho gerado no mês, seguidas pelas grandes empresas com 1.000 ou mais trabalhadores que responderam por aproximadamente 41%. 

No ano, as microempresas com até quatro trabalhadores responderam por cerca de 53% do saldo positivo enquanto que as grandes empresas com 1.000 ou mais trabalhadores responderam por aproximadamente 39%. Ao longo do ano, as pequenas empresas com 5 a 19 trabalhadores tem saldo negativo na relação entre admissões e desligamentos, assim como as empresas com 50 a 249 trabalhadores e as com 500 a 999 trabalhadores.

Em setembro, o setor que proporcionou o melhor saldo foi o setor de serviços (66,7%) seguido pela indústria (16,9%). Apenas o setor agropecuário teve saldo negativo. No ano, o setor de serviços responde por aproximadamente 60% do saldo positivo, seguido pelo setor da construção civil com aproximadamente 25%. O único setor com saldo negativo no ano é o agropecuário.

A atividade econômica “Atividades de Teleatendimento” é a que tem a maior participação tanto nas admissões quanto nos desligamentos: no mês, foi responsável por 581 admissões (199 do sexo masculino e 382 do sexo feminino) e por 450 desligamentos (126 do sexo masculino e 324 do sexo feminino).

Na sequência, a atividade “Construção de Edifícios” respondeu por 286 admissões (sendo 280 do sexo masculino) e 215 desligamentos (206 do sexo masculino). A atividade “Fabricação de Calçados” foi a terceira com maior movimentação, sendo responsável por 243 admissões (114 do sexo masculino e 129 do sexo feminino) e 76 desligamentos (60 do sexo masculino e 16 do sexo feminino).

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui