Pássaros apreendidos no Norte de Minas serão reabilitados para volta à natureza

0

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), recebeu 1.234 canários da terra apreendidos pela Polícia Militar durante fiscalização de rotina realizada na rodovia LMG-653, próximo ao município do Norte de Minas. Dois suspeitos foram presos durante a ação e deverão responder por maus-tratos e transporte ilegal de animais silvestres. Após reabilitação e anilhamento, as aves serão reintroduzidas à natureza.

Segundo a PM, os animais estavam sendo transportados ilegalmente para Pernambuco, onde, conforme os suspeitos, seriam vendidos individualmente por cerca de R$ 15. Questionados, tanto motorista quanto passageiro do veículo apreendido não apresentaram a “Guia de Trânsito Animal”, considerado documento oficial para transporte de animais no Brasil.

Soltura 

“Identificamos que os animais são recém-capturados. Desta forma, o trabalho de recuperação consiste na vermifugação e anilhamento das aves, além do tratamento daquelas que chegaram mais debilitadas. Infelizmente, dez animais já estavam mortos quando as gaiolas foram trazidas para o Cetas”, conta a veterinária do Cetas Montes Claros, Osmarina Aparecida Santos.  

O trabalho de soltura das aves já reabilitadas teve início nessa quinta-feira (13/10) e é realizado sob supervisão da equipe técnica do Cetas Montes Claros, nas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) cadastradas pelo IEF.

No Brasil, a legislação prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda para o crime de maus-tratos aos animais. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3 da inicial.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui