Cursos auxiliam na busca de novas fontes de renda no Norte de Minas

0

Dois cursos realizados nas últimas semanas pelo Sistema Faemg, através do escritório regional de Montes Claros, tiveram como foco atender mulheres, em especial pequenas produtoras rurais, das cidades de Verdelândia e Vargem Grande do Rio Pardo. O objetivo foi capacitar a mão de obra destas regiões e oportunizar novas fontes de renda através do artesanato de fibras naturais e confecção do vestuário feminino.

Em Verdelândia, a jovem Naiara Pereira Queiroz, de 22 anos, foi uma das alunas inscritas. A região, e seu entorno, faz parte do polo de fruticultura do Norte de Minas, com diversas propriedades dedicadas, por exemplo, à produção de bananas. Foi essa a principal matéria-prima que deu contornos a caixas decorativas, peças de artesanato, entre outros. Com o aprendizado, a jovem espera ter fonte de renda extra ao longo do ano.

“O curso superou minhas expectativas. Muitas de nós, como eu, estamos desempregadas. Este curso pode ser algo que iremos tirar nossa renda a partir de agora. A cidade tem a matéria-prima de fácil acesso, que é o tronco da bananeira e taboa. A expectativa é que através do curso a gente possa encontrar nossa fonte de renda, ganhando condições de trabalhar sem precisar sair da cidade, sem precisar deixar nossas casas”, comenta Naiara Pereira.

A capacitação, que chegou até as alunas através do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, também foi encampada pela Sala Mineira do Empreendedor, serviço vinculado à prefeitura do município de Verdelândia. A ideia é que após essa primeira capacitação novas ações possam ser desenvolvidas para que todas as alunas sigam produzindo e busquem alternativas para venda dos produtos. 

Instrutora do Senar Minas, Guiomar Mendes foi quem ministrou as aulas. Ela comenta que foi repassado ponto a ponto todo o processo de produção das peças, desde a colheita da matéria-prima até a finalização/acabamento de cada produto. Após o treinamento, Guiomar acredita que o curso poderá ser um ponto de partida para essas mulheres conquistarem novas oportunidades de trabalho.  

“Elas tiveram a oportunidade de aprenderem a trabalhar na confecção de peças decorativas e utilitárias, como cestos, luminárias e caixas de utilidades. A região tem várias fazendas com grandes bananais, matéria-prima para o trabalho delas. Com a capacitação trabalhamos essa oportunidade de geração de renda”, destaca a instrutora.

Vargem Grande do Rio Pardo

Em Vargem Grande do Rio Pardo a capacitação chegou através da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Tabua, destinado ao treinamento de mulheres que atuam ou querem iniciar o trabalho profissional com corte e costura. Durante o curso, as alunas aprenderam técnicas para confecção de moldes, corte das peças em tecido, montagem e acabamentos, entre outros.

Atuando com o serviço de costura para aumentar a fonte de renda, a pequena produtora rural Iva de Melo Santos tem buscado se capacitar para conseguir ampliar seu atendimento na região. Desde 2016 ela trabalha na área, nos tempos vagos da lida com a roça. Nos últimos anos fez outros cursos do Sistema Faemg, como pintura em tecido e costura para peças de lingerie. Ela espera que a nova capacitação contribua para aprimorar técnicas.

“Até então atuou de forma de caseira, pegando alguns serviços de reparos e confecção, onde tiro um pouco da minha fonte de renda atual. Mas o objetivo é aprender mais um pouco e poder dedicar um pouco mais na área da costura. E os cursos ajudam muito nisso, a melhorar o trabalho, aprender alguns detalhes que a gente não sabia, para aprimorar o que fazemos”.

Colega de sala de aula, Luciene Gonçalves Almeida também vê na oportunidade de aprendizado uma alternativa para ter renda maior em casa. “A costura sempre foi um hobby, mas tenho o objetivo de virar fonte de renda, de poder prosseguir na área. Eu sempre gostei, mas não imaginava ainda como algo profissional. No curso foi importante para poder aprender a melhor manusear a máquina de costura, a realizar outros tipos de costura também. Vejo como importante essa chance, para ocupar profissionalmente as moradoras da região”, afirma Luciene.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui