Artesãos de Taiobeiras e Pirapora estão entre os vencedores de prêmio nacional de artesanato

0

Artesãos do Norte de Minas estão entre os vencedores na 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato: João Alves, de Taiobeiras, com peças em cerâmica, e os artesãos do Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD), de Pirapora, com os bordados. Ambos irão participar da cerimônia de premiação, que terá exposição dos trabalhos e da Rodada de Negócios, entre 17 e 19 de novembro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae e do CRAB para identificar as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 unidades mais competitivas, que passam por um processo de melhoria contínua.

A religiosidade, as festas e o trabalho diário são temas representados nas peças de argila de João Alves, que aprendeu o ofício com o pai, aos oito anos de idade. “Retrato na minha arte o cotidiano da nossa gente, do povo do Vale do Jequitinhonha. Estar entre os vencedores é um reconhecimento do nosso trabalho, além de uma grande oportunidade de valorização e divulgação das peças”, ressalta.

João explica que o processo de fabricação é todo artesanal, com uma média de 20 dias para que uma peça fique pronta. “Extraímos a argila, que precisa secar por três dias, depois ser socada no pilão e passada pela peneira. Então amassamos em um gamela de madeira para ficar mais dois dias descansando”, relata.

Depois de todo o processo, começa a modelagem e secagem natural das peças que duração cerca de duas semanas. Na última etapa, a argila se transforma em cerâmica, a peça é queimada por 12 horas no forno a lenha. “Depois da queima, a peça pode receber o acabamento e a pintura final”, conclui o artesão

Mulheres bordadeiras

Os bordados feitos pelas mulheres do Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD), de Pirapora, também estão entre os destaques do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. São vestidos infantis, almofadas e toalhas de lavabo com ilustrações sobre brincadeiras de crianças e o colorido das flores.

Há 18 anos, o ICAD desenvolve projetos sociais e contribui para a inclusão social por meio da geração de trabalho para comunidades de baixa renda, utilizando a arte nos processos criativos e de humanização. A coordenadora do Instituto, Sávia Dumont, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela instituição e estar entre as 100 melhores unidades produtivas do Brasil. “É um prêmio de relevância nacional, que contribui para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das artesãs. São verdadeiras artistas que produzem bordados de beleza ímpar e que, agora, estarão na vitrine de todo país”, ressalta.

Mineiridade

A analista técnica da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas Amanda Guimarães destaca a qualidade do trabalho dos artesãos mineiros. “A premiação só confirma a riqueza do artesanato produzido em Minas Gerais, além das boas práticas de gestão das unidades produtivas. São artesãos e grupos com produtos diferenciados, que chamam a atenção pela identidade, origem e tradição, que destacam a mineiridade em cada detalhe”.

Além dos representantes do Norte de Minas, também serão premiados artesãos mineiros das seguintes cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

Neste ano, 1.208 artesãos se inscreveram no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato em todo o país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 5ª Edição”, um diferencial no mercado. Além disso, eles terão seus produtos divulgados em catálogo comercial, com informações dos artesãos, e vídeos sobre as melhores práticas publicados no site do Sebrae.

Os selecionados foram avaliados por um júri especializado, de acordo com oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui