Há duas décadas, horta comunitária é fonte de renda para dez famílias de Montes Claros

0

Uma horta comunitária tem sido fonte de renda para dez famílias no Bairro Ciro dos Anjos, em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. O projeto foi criado há 20 anos e toda a produção é feita sem o uso de agrotóxico, de acordo com os participantes.

Com 61 anos de idade, Rita Alves de Jesus está no projeto desde o início. Ela afirma que, desde então, o cultivo das hortaliças se tornou sua única ocupação. “Além de render um dinheiro, isso aqui é uma grande terapia para mim. O espaço é pequeno, mas aqui eu planto cebolinha, alface, beterraba, coentro, tudo o que é possível dentro de uma horta estou plantando. É bom demais”.

Rita Alves afirma também que toda a produção é vendida no mesmo local. “Tudo que é produzido aqui vendemos por aqui mesmo. Por ser tudo orgânico, nós nem precisamos vender aos sacolões, pois os próprios moradores nos procuram e compram direto conosco”, explica.

A moradora Romana de Jesus também cultiva as hortaliças desde o ano de 1997. Ela explica que cada família possui seu espaço para produzir dentro da horta comunitária. Os trabalhos, segundo a moradora, são realizados de forma conjunta desde o início. “Nós trabalhamos juntos desde a preparação da terra. Depois fazemos a procura pelo esterco de gado e, quando conseguimos, todos vão buscar”.

O espaço utilizado pelo projeto pertence à Escola Municipal Mestra Fininha. “Todo dia, duas destas famílias que participam do projeto, doam tempero verde para ajudar na merenda da escola. Enquanto pudermos ficar neste espaço, vamos ficar”, completa Romana de Jesus.

Horta foi criada em 1997 (Foto: Romana de Jesus/Arquivo Pessoal)

Cada família tem o lote para cultivar (Foto: Romana de Jesus/Arquivo Pessoal)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui