Eleição suplementar em Guaraciama é neste domingo

0

Neste domingo (07/05/2017), acontece a eleição suplementar em Guaraciama, no Norte de Minas, para escolha de prefeito e vice. São 4.400 eleitores que voltam às urnas das 8h às 17h. No município, pertencente à 44ª Zona Eleitoral, de Bocaiuva, a eleição de 2016 para o cargo de prefeito foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido.

Os eleitores de Guaraciama poderão escolher entre dois candidatos. Filomeno Afonso de Figueiredo, o Filó (PSDB) – segundo candidato mais votado em 2016 -, e o vice Wagner José Leal, o Waguin (PSDB), são candidatos pela Coligação Guaraciama Unida (PSDB/PSD/PR). Rafael Dias Veloso, o Rafael de Carlucio (PMDB), e o vice Nilton Cesar França, o Tim (PMN), são os candidatos da Coligação Renova Guaraciama (PMDB/PMN). Todos os detalhes sobre os candidatos podem ser acessados no sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

No município, o candidato a prefeito mais votado, Francisco Adevaldo Soares Praes (Coligação DEM/PP/PMDB/PRTB/PMN) teve seu registro indeferido por causa da rejeição, pelo Tribunal de Contas da União, de contas de convênio de quando ele foi prefeito em 2001, e também em razão de condenação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por crime previsto na Lei de Licitações. As inelegibilidades que fundamentaram a decisão são previstas no art. 1º, I, alíneas “”e”  e “g”, da Lei Complementar 64/90.

Guaraciama tem 15 seções eleitorais, sendo uma delas seção de fácil acesso destinada a eleitores com dificuldade de locomoção, espalhadas por quatro locais de votação. Serão utilizadas 15 urnas eletrônicas e mais sete ficam à disposição para casos emergenciais. Estão convocados 60 mesários para atuar nas mesas receptoras de votos.

Os eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar no prazo de 60 dias após a eleição. Confira o Calendário Eleitoral (formato PDF) das eleições suplementares em Guaraciama.

Eleição suplementar em Cristiano Otoni

No dia 4 de junho, os eleitores de Cristiano Otoni, região Central do estado, é que voltam às urnas para eleger prefeito e vice. No município, o candidato a prefeito mais votado, José Nery (Coligação Quem Faz Bem feito Volta a Ser Prefeito, Avante Cristiano Otoni Tradição e Inovação – PMDB/DEM/PTN/PP/PV) teve seu registro impugnado e indeferido por ter tido contas públicas rejeitadas pela Câmara Municipal. A inelegibilidade que baseou o caso é a do artigo 1º, inciso I, alínea g, da Lei Complementar nº 64/1990.

Os candidatos para as eleições suplementares no município ainda não estão definidos: os partidos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (4) para apresentar no cartório eleitoral da 88ª Zona Eleitoral, de Conselheiro Lafaiete (Zona Eleitoral responsável pela cidade de Cristiano Otoni), os pedidos de registro de candidatura. A partir do dia 5 de maio, a propaganda eleitoral é permitida.

Confira todos os prazos referentes às eleições suplementares em Cristiano Otoni no Calendário Eleitoral (formato PDF).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui