Prefeito de Capelinha é eleito representante da região para o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo

0

Na eleição do Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 10 de fevereiro, na Câmara de Capelinha, o prefeito Tadeuzinho (PSC) foi eleito o representante do Território Alto Jequitinhonha no Microterritório Capelinha. E o prefeito de Chapada do Norte, Diego Eustáquio Soares (PRB), ficou como suplente.

Entre os vereadores, a disputa para ser o representante da região se deu entre Valdeci Soares Rodrigues, o Cí da Farmácia (PTB), de Capelinha, e Warlen Francisco da Silva, o Warlen da Mercearia (PT), presidente da Câmara de Turmalina. Warlen foi eleito por 5 votos a 2, e seu suplente será o vereador Zé PT, de Chapada do Norte.

O Microterritório de Capelinha contempla, além de Capelinha, Chapada do Norte e Turmalina, os municípios de Aricanduva, Leme do Prado, Minas Novas e Veredinha. Todos os municípios enviaram representantes para a eleição.

O prefeito de Capelinha, Tadeuzinho Abreu, comentou sobre a importância de regionalizar a administração pública, de forma a unir os municípios e buscar recursos de forma conjunta junto aos governos Estadual e Federal. “Precisamos juntos trazer as forças políticas que nossa região tem e que temos deixado escapar. A administração pública regionalizada é fundamental para que toda a região se desenvolva”, destacou o prefeito.

O presidente da Câmara de Capelinha, Gedalvo Fernandes, comentou sobre as diferenças existentes entre as regiões de Minas, e destacou a importância dos Fóruns Regionais: “É necessária a regionalização para que o Governo de Minas atenda cada região de acordo com suas demandas. Nós aqui do Norte do Nordeste de Minas temos necessidades diferentes de outras regiões, como o Sul de Minas, a região Leste e a Zona da Mata”.

Pimentel nos Territórios

Raniene Silva, secretário executivo dos Fóruns Regionais, comentou que está sendo preparada a vinda do governador de Minas, Fernando Pimentel, aos Territórios do Jequitinhonha. “Inicialmente, está prevista a ida do governador a Almenara no dia 9 de março, porém a data pode ser alterada em virtude da agenda do Pimentel. Junto com o governador vem toda a estrutura administrativa do Governo de Minas, com atendimento às lideranças dos poderes Executivo e Legislativo, e também aos representantes de entidades sociais”, salientou Raniene.

O que são os Fóruns Regionais?

Após criar o conceito de Território de Desenvolvimento, o Governo de Minas dividiu o Estado em 17 partes, separadas por suas diferentes características, no intuito de garantir a participação de todos. Em cada um desses Territórios, foi instalado um Fórum Regional, com reuniões presenciais para contribuir continuamente com o planejamento das ações de governo.

Warlen da Mercearia, Zé PT, Diego Eustáquio e Tadeuzinho (Foto: Ascom Prefeitura de Capelinha)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Ascom Prefeitura de Capelinha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui