Vereadores de Pirapora elegem presidente da Câmara após determinação judicial

0

Os vereadores de Pirapora (MG) voltaram a se reunir na tarde desta quinta-feira (26/1/2017) para dar continuidade à sessão especial para escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A votação escolheu o vereador Leandro Rios (PDT) como o novo presidente, por oito votos a seis; um vereador não compareceu à eleição.

A reunião foi realizada após determinação da 1ª Vara Cível de Pirapora, quando vereadores da base do Executivo e oposição iniciaram uma briga judicial para definir a Mesa Diretora. “Todo este imbróglio criou-se uma instabilidade política muito grande em Pirapora. Agora é trabalhar e criar uma harmonia entre o Legislativo e Executivo para dar tranquilidade para a prefeita e vereadores possam trabalhar”, afirmou o presidente eleito.

De acordo com o candidato Leandro Rodrigues (PV), que foi derrotado na eleição desta quinta, a coligação respeitou a sessão, que foi determinada judicialmente, mas ainda aguarda o julgamento de um recurso no Tribunal de Justiça em Belo Horizonte. “Nós acreditamos que a eleição válida é a que foi realizada no dia 2 de janeiro. Por enquanto, respeitamos a eleição ocorrida aqui e vamos dar prosseguimento aos trabalhos”, explica.

Entenda o caso

A disputa pela formação da Mesa Diretora foi parar na Justiça depois de tumultos em duas reuniões da Câmara Municipal. No dia 1º, no evento de posse dos candidatos eleitos e eleição da Mesa Diretora, houve bate boca entre vereadores adversários e também entre moradores que acompanhavam a reunião, no Centro de Convenções da cidade. O evento era presidido pelo vereador Luciano Rodrigues (PV). Ele afirmou que decidiu suspender a sessão após orientação da Polícia Militar, e nova sessão foi marcada para a segunda-feira (2).

Com todos os 15 vereadores presentes, novo tumulto foi registrado, quando novamente entrou em pauta a eleição para escolha da Mesa Diretora. Oito vereadores deixaram a reunião e os outros sete continuaram e elegeram o vereador Luciano Rodrigues como o novo presidente da Casa.

Na decisão, o juiz Nalbernard de Oliveira Bichara afirmou que as duas sessões realizadas, no dia 1º e na segunda (2), são irregulares, pois deveriam ser presididas pelo vereador Klébson André Viana Silva (PSB), “o qual, demonstrou, a princípio, ser o único vereador que recentemente tenha exercido cargo na Mesa, conforme o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara Municipal”.

Leandro Rios, ao centro, foi eleito presidente (Foto: Reprodução/Inter TV Grande Minas)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas/Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui