Chá de Fraldas online vai arrecadar doações para bebês e crianças de abrigos em Minas Gerais

0

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a Drogaria Araújo, apresenta uma iniciativa para fazer frente à grande demanda de creches e abrigos institucionais. Trata-se da campanha “Chá de Fraldas Servas”, pensada para auxiliar crianças de zero a seis anos que são encaminhadas a abrigos institucionais da capital e do interior, e vivem em situação de extrema vulnerabilidade.

“Para atenuar o sofrimento das crianças que, para sua própria segurança, precisam ser retiradas de perto da família que deveria protegê-las, lançamos, nesta sexta-feira (28/10), para marcar o encerramento da comemoração do mês das crianças, a campanha Chá de Fraldas Servas, em parceria com a Drogaria Araújo”, explica a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel que, desde a maternidade, tem o olhar cada vez mais atento às necessidades de gestantes e de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Sozinhos, os abrigos não têm recursos para oferecer artigos de necessidade básica, como as fraldas, pomadas, sabonetes, mamadeiras, leite e alimentos específicos (suplementos nutricionais, por exemplo), que são objeto da iniciativa. Numa realidade muito diferente dos pequenos que vão para a escolinha e carregam na mochila algumas mudas de vestuário, brinquedos e alimentos, as que chegam aos abrigos estão apenas com a roupa do corpo.

“São bebês e criancinhas que chegam aos abrigos em situação de extrema fragilidade, em função de um histórico de violação de seus direitos básicos”, explica Cristina Aires, diretora de assistência social do Servas. Segundo ela, é importante lembrar que as crianças abrigadas não estão simplesmente longe de casa. Foram acolhidas por meio de medidas judiciais provisórias, na maioria das vezes sem qualquer estrutura familiar.

Campanha

Para participar do Chá de Fraldas, basta acessar www.araujo.com.br/list/chadefraldasdoservas. Nesta página é possível escolher os produtos que deseja doar, numa lista similar às dos chás de bebê convencionais, porém reduzida a itens básicos.

Todas as doações serão distribuídas em creches e instituições de assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social e sob medidas protetivas da Vara da Infância e Juventude em Belo Horizonte, região metropolitana e interior de Minas Gerais.

Servas

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada pelo Governo de Minas Gerais. O Servas trabalha em parceria com o poder público, setor privado e sociedade civil para realizar programas, projetos e ações que complementem as políticas públicas de desenvolvimento social.

Desde o início de uma nova gestão, em 2015, baseada nos pilares da inclusão social, da regionalização, do diálogo e da sustentabilidade, o Servas já promoveu quatro cursos que ensinam os cuidados básicos com a mãe e o bebê. Para complementar essa proposta e, desta vez, atender crianças de zero a seis anos, a instituição lançou, agora, o Chá de Fraldas Servas.

Servas lança Chá de Fraldas online (Divulgação/Servas)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui