Atlético derrota o América e reduz diferença para o líder Palmeiras

0

O Atlético cumpriu sua missão e está vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (13/10/2016), no Mineirão, o time venceu o América por 3 a 0, e contou com o empate do líder Palmeiras frente ao Cruzeiro (0 a 0) para reduzir para cinco pontos a distância até a ponta da tabela. Na terceira colocação, o Galo soma agora 56 pontos, contra 61 do Palmeiras e 60 do Flamengo.

Na próxima rodada, no domingo, o Atlético enfrenta o Botafogo no Rio de Janeiro. Já o Palmeiras pega o Figueirense em Santa Catarina. O Flamengo, vice-líder, encara o Internacional, em Porto Alegre. Restam agora oito rodadas para o término da competição.
Publicidade

Já o América está cada vez mais próximo de selar o rebaixamento. Na lanterna, com apenas 21 pontos, o Coelho tem no domingo o compromisso contra o Corinthians, em São Paulo.

Atlético venceu o América no Mineirão (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

O jogo

O Atlético teve uma baixa inesperada horas antes do confronto. O armador Cazares foi cortado do jogo por não se apresentar no horário marcado pelo clube após disputar a rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo pelo Equador.

A ausência de Cazares não foi sentida. Coube a Otero, venezuelano que também estava nas Eliminatórias, ocupar a vaga. E o armador procurou se movimentar dando opção aos companheiros e ajudando na marcação. Por muito pouco não foi decisivo para a abertura do placar logo aos quatro minutos. Depois do chute forte de Otero, João Ricardo espalmou. Na sobram, na cara do gol, Clayton bateu e o goleiro fez grande defesa no reflexo.

O lance não intimidou o América. O time de Enderson Moreira tentou colocar em prática sua proposta: forçar o erro atleticano para contra-atacar. O Coelho chegou a finalizar quatro vezes em seis minutos, mas o máximo que conseguiu foi uma defesa de Victor.

Muito espalhando em campo em alguns momentos, o Galo encontrou dificuldades para furar a defesa rival. Teve grande uma grande chance aos 19 minutos, de novo com Clayton. E novamente João Ricardo fez excelente intervenção.

Para superar a marcação, o Atlético contou com a qualidade do ataque. Aos 36 minutos, Robinho lançou Otero. O meia fez boa jogada, cruzou e Fred pegou de primeira para fazer 1 a 0.

Atlético venceu o América no Mineirão (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Etapa final

O Galo por pouco não ampliou aos nove minutos. A finalização de cabeça de Leonardo Silva parou no goleiro João Ricardo.

O Alvinegro precisou esperar mais dez minutos para comemorar o segundo gol. A jogada começou com a roubada de bola de Carlos César e terminou com o gol do lateral. Robinho tocou para Clayton, que cruzou e Carlos César mandou para as redes: 2 a 0.

As duas equipes tiveram chances seguidas. Robinho, pelo Atlético, cabeceou por cima, aos 26. O América encontrou espaços e, em um chute de Juninho, obrigou Victor a fazer boa defesa, aos 32. Quatros minutos depois, Claudinei concluiu cruzamento de Matheusinho por cima do gol.

Aos 38, Osman cabeceou na trave atleticana. No contra-ataque, o Galo foi fatal. Lucas Pratto recebeu, invadiu a área, ajeitou e mandou no ângulo: 3 a 0.

Atlético venceu o América no Mineirão (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Marcelo Oliveira reitera confiança no título

O técnico Marcelo Oliveira reafirmou sua confiança na conquista do título depois da vitória por 3 a 0 sobre o América. “Nós acreditamos sempre. Sabemos que é muito difícil, mas que é possível. Existe uma diferença, foi reduzida hoje e vamos lutar muito intensamente. Temos um time forte, uma torcida fiel e, quem sabe, a gente vai ter um presente maravilhoso de fim de ano”, disse o treinador, que falou sobre a pressão na luta pelo título.

“A pressão está em cima de todos, em quem está lá embaixo, em posição intermediária ou lá na frente. Ela faz parte do futebol e acho que não atrapalha porque os times têm consciência do que fazem e os trabalhos são consistentes. O que pode ter é alguma surpresa, uma adversidade, inclusive conosco, mas estamos concentrados e gastando energia no nosso time para fazer uma pontuação regular porque, certamente, vai acontecer surpresa em um campeonato que é muito equilibrado”, analisou.

Marcelo Oliveira destacou a importância do apoio da torcida nesta reta final da temporada. “A torcida já faz isso de forma natural e nada melhor que esse estímulo no final do jogo, com o terceiro gol, muito bonito, bem construído, com velocidade e boa técnica. O torcedor vem fazendo sua parte e nós devemos fazer a nossa com um time que seja forte e empolgante para fazer gols. Já temos um número bom de gols e temos que estabelecer, nesta reta final, um time equilibrado, que possa empolgar, mas também buscar as vitórias”, avaliou o comandante alvinegro.

Atlético venceu o América no Mineirão (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Jogadores comemoram vitória expressiva no clássico

O atacante Robinho reiterou sua confiança no título após o triunfo no clássico, que terminou com a Massa Alvinegra entoando o mantra “Eu acredito”.

“Nós também acreditamos. Falta muita coisa para acontecer no campeonato e temos que procurar fazer nossa parte. Hoje, conquistamos uma grande vitória e conseguimos os três pontos em casa, que era o que a gente queria. Se continuarmos fazendo a nossa parte, os adversários podem tropeçar e a gente diminuir essa diferença. No futebol, tudo pode acontecer e, do mesmo jeito eu os torcedores acreditam, nós também acreditamos”, disse Robinho.

Um dos destaques do jogo, o meia venezuelano Romulo Otero vibrou com a boa atuação. “Estou contente pela vitória. Acho que me encontro bem, cheguei de viagem cansado e pude ajudar a equipe”, disse o jogador, que estava defendendo a Seleção Venezuelana.

Autor de grandes defesas, o goleiro Victor destacou que o Atlético segue na luta pelo título. “Temos que fazer nosso papel e continuar na caça aos times que estão na nossa frente. Conseguimos o objetivo de vencer o América e continuamos brigando pelo título. Temos um jogo difícil domingo e será importante vencer para continuarmos na nossa luta. O torcedor reconhece o esforço e a dedicação da equipe e vamos dar a vida para lutar pelo título até o final”, disse o arqueiro.

(Fonte: Super Esportes e Site do Atlético-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui