Cultura e gastronomia mineira nos Jogos Olímpicos Rio 2016

0

A presença de Minas Gerais nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ganha novo capítulo nesta terça-feira, 16/8, data de lançamento oficial da participação do Estado no projeto “Casa Brasil”, espaço multiuso localizado na região portuária do Rio de Janeiro, recentemente revitalizada, para promoção da imagem do país e atração de investimentos.

A ação do Governo de Minas Gerais é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).A ideia é mostrar aos cerca de 10 mil turistas que circulam por dia no Casa Brasil, um pouco da cultura e da gastronomia mineira.

Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, as atividades propostas são fundamentais para mostrar a força regional: “Com stands estilizados, Minas Gerais será representada pela gastronomia mineira que também é considerada como cartão postal do Estado”.

Nesse contexto, o turismo caminha ao lado da culinária: “Nosso foco é que esse forte elemento cultural (gastronomia) se torne uma experiência inigualável para os turistas, fazendo com que a identidade do povo mineiro seja conhecida e reconhecida mundialmente”, enfatiza Ricardo.

Casa Brasil, localizada no Pier Mauá (Foto: Allex Neder/Casa Brasil)

Agricultura familiar

Além da apresentação dos circuitos turísticos, outro destaque do evento é a participação da agricultura familiar. Para demonstrar um pouco mais desta riqueza, o Governo do Estado de Minas Gerais promoverá três empreendimentos produtores de cachaça, doces e mel. Os agricultores familiares possuem todos os certificados de habilitação sanitária, expertise em feiras e contam com o apoio estatal, por meio de vários projetos.

“Será uma oportunidade para a promoção dos produtos de cooperativas e agroindústrias familiares apoiadas pela nossa Secretaria. A comida mineira é um dos nossos principais atrativos e a agricultura familiar contribui muito para esse reconhecimento internacional”, avalia o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo Lima.

Cooperativas

A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores familiares dos Norte de Minas (Coopemapi) participará pela primeira vez de uma exposição internacional. “É como se fosse a realização de um sonho. Este apoio é fundamental para dar visibilidade ao nosso produto, o mel de aroeira, árvore nativa da região”, conta o diretor técnico da cooperativa, Adriano Pereira Santos. Recentemente constituída em Bocaiuva, Território Norte, com auxílio da Seda, a cooperativa produz cerca de 210 toneladas de mel por ano.

Já a agricultora familiar Ana Maria Martins, da agroindústria familiar Rancho Paraíso (Itaguara), não esconde a ansiedade para participar do projeto. “O Governo mais uma vez valoriza o nosso trabalho, ao nos dar oportunidade para mostrar nossos produtos ao mundo todo. Vamos expor compotas de frutas e doce de leite”, disse.

Para o representante da Cooperativa dos produtores de Cachaça de Alambique da Micro-Região de Salinas (Coopercachaça), Gilmar Pereira de Freitas, a participação na Casa Brasil é muito positiva para a cooperativa. “Será bom para divulgar o trabalho dos 110 produtores de cachaça, em quatro municípios da região de Salinas”, afirma Freitas. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui