UFMG é a primeira universidade não francófona a vencer o Concours Charles-Rousseau

0

Uma dupla de estudantes da UFMG conquistou o título de campeã do Concours de procès simulé en droit international Charles-Rousseau, a maior competição de direito internacional em língua francesa do mundo. Nos 31 anos de existência do prêmio, esta foi a primeira vez que uma equipe de país não francófono vence a competição.

A equipe vencedora foi formada por Joana de Andrade Pacheco e Letícia Andrade Lopes, alunas da Faculdade de Direito. Além de conquistar o primeiro lugar na competição, Letícia também obteve o prêmio de melhor oradora da rodada final.

A edição deste ano foi realizada na Universidade de Havana, em Cuba. O evento contou com a participação de 26 universidades de países como Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Para a competição, a cada ano é formulada uma disputa fictícia perante um tribunal internacional. As equipes devem escrever memoriais de acusação e defesa para, em seguida, participar de arguições orais contra outras universidades.

Neste ano, o caso fictício foi sobre um conflito de interesses entre Estados Unidos e Cuba, perante a Corte Internacional de Justiça, sobre a legalidade de atividades farmacêuticas em Guantánamo. A preparação das estudantes começou em setembro de 2015, com pesquisas sobre o caso apresentado.

Em março deste ano, Letícia e Joana finalizaram a etapa de redação dos memoriais em francês e iniciaram os treinos para a fase de arguição oral, também na língua francesa – etapa em que conquistaram o “grand prix”.

Dupla de alunas da Faculdade de Direito venceu a disputa (Foto: Divulgação / UFMG)

(Fonte: UFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui