Um símbolo da antiga navegação pelo rio São Francisco, o Vapor Benjamim Guimarães, centenária embarcação lotada na cidade de Pirapora, será restaurado por determinação do governador Fernando Pimentel, em celebração de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a prefeitura local. A promessa de revitalização foi feita durante visita na cidade, em abril deste ano.
O secretário Angelo Oswaldo comemorou mais essa ação de salvaguarda do patrimônio cultural mineiro. “Que o Benjamim seja restaurado e colocado em navegação. É um emblema da cultura barranqueira e do turismo”.
Durante o encontro com o secretário, o prefeito entregou a Angelo Oswaldo o relatório que irá embasar a elaboração do projeto técnico para o restauro. O documento foi encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), já que a embarcação é tombada pelo órgão.
Entre os reparos necessários, consta a recuperação do casco, do sistema de esgoto dos porões, revisão do gerador, pintura geral, entre outros.
O Benjamim Guimarães
A embarcação é a única no mundo ainda funcionando pelo sistema original a lenha e caldeira. Foi construído em 1913 no Vale do Rio Mississipi (EUA) e configura-se como um verdadeiro museu flutuante. Após sua construção, navegou pelos rios da Bacia do Amazonas e desde os anos 1920 passou a fazer parte do cotidiano de Pirapora e região.
De potencial invejável, a embarcação histórica tem como uso principal passeios turísticos na confluência entre os rios São Francisco e das Velhas. O vapor também recebe apresentação da “Sinfonia Velho Chico”, formada por músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora. A administração é de responsabilidade da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora.
Vapor Benjamim Guimarães será restaurado – Foto: Ivan Rodrigues / Prefeitura de Pirapora
(Via Hoje em Dia)