Seda faz mutirão para regularização de terras rurais em Iapu, Conceição do Mato Dentro e Simonésia

0

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) realiza, na próxima semana, o recadastramento de agricultores familiares que demandam pelo título de posse. A expectativa é a de que sejam atendidos cerca de 1.100 posseiros dos municípios de Iapu, Simonésia e Conceição do Mato Dentro, localizados nos territórios de desenvolvimento do Vale do Aço, Caparaó e Metropolitano.

Com o apoio da Emater-MG e em parceria com movimentos sociais, o recadastramento será feito no período de 11 a 15 de abril. A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, paralisado há cinco anos, com mais de 16 mil processos engavetados. Desde o ano passado, a Seda tem se esforçado para diminuir o passivo.

Em 2015, foram realizadas audiências públicas em 13 municípios dos Territórios de Desenvolvimento Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri e Alto Jequitinhonha, com o recadastramento de mais 3.800 famílias. Apesar das dificuldades orçamentárias, a Seda já investiu R$ 2 milhões para a medição de terras de cerca de 2 mil famílias. Em 2016, a ideia é ampliar o trabalho para outras regiões e territórios.

Em audiência em Conceição do Mato Dentro, o secretário Glenio Martins destacou o trabalho do Estado para fortalecer a agricultura familiar (Foto: Divulgação/Seda)

Conceição do Mato Dentro

Nessa sexta-feira (8/4), a Seda realizou na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, a terceira audiência pública da semana para debater a regularização de terras devolutas (sem registro). A Secretaria também passou por Iapu e Simonésia. A audiência pública é a primeira etapa do programa e tem como objetivo apresentar o plano de trabalho para o mutirão de recadastramento das famílias. Em Conceição do Mato Dentro, são cerca de 350 famílias de agricultores familiares a espera de uma análise no processo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Paquinha, ressaltou que os técnicos da Seda e da Emater também poderão fazer novos cadastros. “Estamos muito felizes com essa iniciativa”, disse.

Ciclo de desenvolvimento agrário

O secretário Glenio Martins destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais para fortalecer a agricultura familiar. Além de reestruturar um programa que havia sido abandonado pelas gestões passadas, a Seda trabalha para implementar um ciclo virtuoso de desenvolvimento agrário no Estado.

“Com o Governo Fernando Pimentel, o agricultor familiar tem mais ajuda para a compra da terra, conta com apoio para dinamizar a produção e o Estado ainda garante a compra dos produtos para alimentação escolar”, afirmou.

Também participaram da audiência pública o subsecretário de Acesso à Terra, Danilo Daniel Araújo, o gerente regional da Emater-MG, Vagner Vicente Rodrigues de Almeida; o diretor do polo regional da Fetaemg, Joaquim Ferreira Alves, e a representante do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Conceição do Mato Dentro, Karla Guerra Moreira Tomáz. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui