Advogado de PM preso por assassinato em Governador Valadares alega que ele era perseguido pela vítima

2

O sargento Júlio César da Silva, de 44 anos, que atirou contra o motorista Fábio Aguiar de Morais, de 36, morto em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, alega legítima defesa e diz que era perseguido pela vítima. O militar se apresentou à Polícia Civil no fim da tarde de segunda-feira (7/3), mas se recusou a prestar depoimento. O advogado dele, Fábio Silveira, afirma que seu cliente vai colaborar com as investigações, “que vão mostrar a verdade sobre os fatos”.

O assassinato foi filmado pela esposa da vítima, por meio de um celular. Mesmo assim, o advogado acredita que a gravação não mostra todos os fatos que aconteceram antes dos tiros. “São dois minutos de vídeo, que é muito precário. Na verdade, aconteceu uma sucessão de atos. O Júlio César agiu em legítima defesa. É muito prematuro fazer um juízo de valor”, explicou. “Ele morava havia 15 anos no local e começou a ser perseguido pela família que estava lá há um ano. No dia do crime, o homem foi até a porta da casa dele já com uma faca em punho. Ali foi apenas a gota d’água de uma tragédia anunciada”, completou o advogado.

Na manhã de segunda-feira, um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso e foi decretada a prisão preventiva do policial. Ele chegou à delegacia em um carro particular e entrou pela porta da frente, por volta das 16h. Em nota, a Polícia Civil informou que o delegado responsável pelo caso não colheu o depoimento do sargento, “uma vez que o policial aparentava estar psicologicamente abalado e versa sobre ele a prerrogativa de prestar declarações em outras fases do inquérito”. O militar foi levado para a sede do 16º Batalhão da Polícia Militar, onde ficará preso à disposição da Justiça.

“A apresentação ocorreu voluntariamente, e ele entregou a arma usada no crime e a munição. Ele quer que a polícia investigue os fatos e faça uma apuração de verdade. Será a verdade que vai liberá-lo. Está colaborando com as investigações”, afirmou Fábio Silveira.

O velório do motorista começou às 20h de segunda-feira, no Cemitério Jardim da Serra, em Mariporã, no interior de São Paulo. Segundo funcionários do local, o sepultamento ocorreu por volta das 9h desta terça-feira.

O sargento e o motorista, que eram vizinhos no Bairro Santa Rita, em Governador Valadares, tinham histórico de desavenças havia um ano. A esposa de Fábio já havia se queixado do PM à corregedoria da corporação. Viviane Silva de Aguiar contou que procurou o órgão e registrou três boletins de ocorrência e cinco reclamações de ameaças do policial contra a vítima e contra um filho do casal.

Vídeo registrado pela esposa da vítima.
Imagens fortes e não recomendadas para menores de 18 anos:



LEIA MAIS [+]:

(Clique nos títulos para abrir a notícia)

– Policial militar que matou vizinho em Governador Valadares é preso

– Corpo de caminhoneiro morto por PM em Governador Valadares será enterrado em São Paulo

– Esposa de homem morto por PM já havia denunciado autor na Corregedoria da Corporação

– Polícia Civil pede prisão preventiva de militar que matou caminhoneiro a tiros em Valadares

– Briga entre caminhoneiro e PM termina com um deles morto em Governador Valadares

– Mulher filma marido sendo morto por policial militar em Governador Valadares

– Vídeo mostra policial executando vizinho em Governador Valadares

(Fonte: Estado de Minas / Repórter: João Henrique do Vale)

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde a todos!

    Já soube de muitos inquéritos policiais que foram arquivados por falta de prova, réu não encontrado. Mas as vítimas foram mortas na frente de várias testemunhas! Rs!

    Isso acontece em tudo quanto é lugar do Brasil, pois além de o povo ter medo de colaborar com a Justiça, ainda tem o fato de alguns defensores tentarem mudar a verdade dos fatos.

    Nesses últimos tempos, com o advento do celular, o qual pode gravar até cenas de crimes, ainda tem gente que duvida dos fatos ali apresentados.

    Então, como já deve ter gente que foi punida inocentemente e outros absolvidos e com culpa?

    Basta ter um bom advogado que e as coisas podem mudar completamente para o cidadão!

    Seja lá qual for a tese apresentada pelo senhor advogado, seja lá qual for os motivos apresentados para justificar os fatos e alegar legítima defesa, uma coisa é certa, o vídeo é a maior prova da ocorrência de um homicídio qualificado pelo motivo fútil.

    Como um policial perde o controle emocional assim e atira cinco vezes numa pessoa que está longe da presença dele?

    Como um policial militar que possui treinamento para enfrentar pressões de pessoas em passeatas, manifestações, confusões sociais e etc, perde o controle e dá vários tiros numa pessoa sem camisa, desarmada e numa posição de desvantagem?

    Gostaria de saber como farão para mudar a verdade dos fatos e alegar legítima defesa, pois se assim ocorrer, então, não existe mais Justiça neste País!

    Eu não sou PT, não sou amigo do “Lula”, mas sei que todos esses 117 mandados de condução coercitiva são ilegais diante de nossa Legislação e possui um único objetivo de envergonhar uma pessoa.

    Então, é interessante saber que mesmo com provas que não conhecemos, a polícia pode fazer essas conduções abusivas, porque os investigados são “inimigos da Nação”!

    No entanto, diante de um vídeo que mostra a verdade dos fatos, acerca da violência policial contra um cidadão, isso não vale!

    Sinceramente, já estamos numa ditadura e não sabemos!

    A paz para todos!

    • O AMIGO ESTÁ PRE JULGANDO A SITUAÇÃO. NESTE CALOR DAS EMOÇÕES VOCE PRECIPITA NO ABISMO DE GRAÇA IGUAL AO CAMINHONEIRO QUE AO CHEGAR EM CASA APOS DIAS NAS ESTRADAS ,ENCONTRA UMA MULHER QUE OO ENCHE A CABEÇA DE MINHOCAS E SAI COM UM FACÃO PARA ENFRENTAR UM POLICIAL ARMADO DE REVOLVER.ESTE É O SEU CASO,POIS TEM A CABEÇA CHEIA DE BESTEIRAS DE UM POVO QUE NÃO GOSTA DO TERMO”MILITAR”.ELE AGIL COMO HOMEM.TAMBEM,O AMIGO NÃO DEVE CONHECER A CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES.EU CONHEÇO DESDE OS TEMPOS QUE CHAMAVA “FIGUEIRA DO RIO DOCE”.ENTENDA MÔÇO: UM DESENTENDIMENTO NESTA CIDADE ,SÓ TERMINA COM A MORTE DE UM DOS CONTENDORES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui