Pepe Mujica será orador oficial da Medalha da Inconfidência

0

A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência em 21 de abril próximo, em Ouro Preto (Região Central do Estado), deverá seguir o mesmo modelo da cerimônia realizada no ano passado, evitando maiores transtornos aos moradores da cidade, e terá como grande homenageado o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. É o que foi definido nesta quinta-feira (3/2/16), durante reunião do Conselho da Medalha, realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que também preside o Conselho da Medalha, destacou que Mujica aceitou o convite para vir a Minas Gerais e será condecorado com o Grande Colar da Inconfidência. Ele também será o orador oficial da solenidade. O deputado acompanhou o governador Fernando Pimentel em viagem ao Uruguai na semana passada para oficializar o convite e relatou que Mujica lhe causou uma impressão encantadora. “A solenidade deverá ser um grande evento em Minas”, disse o deputado.

Ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica – Foto: Reprodução

Foi anunciado, ainda, que serão entregues este ano 150 medalhas. Cada um dos 17 membros que integram o Conselho da Medalha deverá indicar, até a próxima terça-feira (8/3/16), três agraciados, sendo um para cada designação da ordem: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. As demais indicações serão feitas pelo governador do Estado.

Além de membros do Conselho, participaram da reunião servidores ligados ao cerimonial do Executivo. Segundo a secretária-geral adjunta da Governadoria do Estado, Alcione Comonian, na semana que vem uma nova visita será feita a Ouro Preto para acertar detalhes do evento. A diretriz, segundo ela, deve ser a mesma de 2015, por ter se mostrado acertada e com boa repercussão entre moradores da cidade.

Na ocasião, o trânsito em Ouro Preto foi fechado para a solenidade à zero hora do próprio dia do evento e reaberto uma hora após o encerramento da cerimônia, já com a infraestrutura desmontada e permitindo o funcionamento normal do comércio e da rotina da cidade.

Medalha – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços na área da promoção e desenvolvimento do Estado. É a maior comenda concedida por Minas Gerais. A entrega é anual.

Além da ALMG, estão representados no Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência: o seu chanceler, Cid Veloso; representantes das Polícias Civil e Militar, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Ouro Preto, Academia Mineira de Letras, Tribunais de Justiça e de Contas do Estado, Ministério Público, PUC Minas, UFMG e Uemg.

(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui