Fraude em diárias leva todos os vereadores de município mineiro para a cadeia

0

A cidade de Centralina, no Triângulo Mineiro, teve seus nove vereadores presos em operações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A segunda fase da operação Viagem Fantasma foi realizada nesta quinta-feira e resultou na prisão preventivamente de cinco vereadores e um ex-servidor da Câmara Municipal da cidade de 10,6 mil habitantes.

Os parlamentares presos são Wandriene Ferreira (PR), Sônia Martins de Medeiros (PP), irmã do prefeito de Centralina Elson Martins de Medeiros (PP), Ismael Pereira Peres (PT), Rodrigo Lucas (PTdoB) e Cleison Vieira (PDT).

Na primeira fase da operação, realizada no dia 19 deste mês, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, inclusive na Câmara Municipal, e foram presos quatro vereadores (o presidente da Casa, Eurípides Batista Ferreira, o Baianinho (Pros), Hélio Matias (PSL), Carla Rúbia (Solidariedade) e Roneslei do Carmos (PR)) Eles foram soltos ao renunciaram voluntariamente ao cargo eletivo e indicarem bens para ressarcimento dos cofres públicos.

Ao final das duas fases, a operação prendeu todos os nove vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016 e um ex-vereador.

O Gaeco que atua no Triângulo Mineiro investiga crimes que há anos vêm sendo cometidos por vereadores e servidores da Câmara em Centralina, como desvio de dinheiro público e recebimento de diárias de viagens que nunca aconteceram.

Dentre os crimes praticados pelos envolvidos destacam-se associação criminosa (art. 288 do Código Penal), peculato (art. 312 do Código Penal), falsidade ideológica (art.299 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98).

Cleison, Ismael, Wandriene, Sônia e Rodrigo foram alvos do MP na segunda fase da operação “Viagem Fantasma”; Hélio, Carla, o presidente Baianinho e Roneslei renunciaram para responder em liberdade – Foto: Câmara de Centralina / Divulgação

(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui