Início Norte de Minas Chuva transborda rios no Norte de Minas

Chuva transborda rios no Norte de Minas

0

Tradicionalmente castigada pela seca, a região Norte de Minas recebeu um grande volume de água nos últimos dias e tem previsão de mais chuva pelo menos até a próxima sexta-feira (29). Nesta segunda-feira (25), a cidade de Juramento teve algumas ruas inundadas após cheia do rio de mesmo nome.

O alagamento teve início por volta das 7h e chegou a impedir o trânsito na MG-308, que liga Montes Claros à BR-367. Felizmente ninguém ficou desabrigado e, ainda na parte da manhã, o nível do rio voltou ao normal.

Apesar do susto, a cheia foi recebida como boa notícia. “Esse ano mesmo tivemos problema de seca, agora estamos vendo o nível do reservatório subir e os pastos ficando verdinhos”, comemora José Bicalho, responsável pelo Sistema da Copasa no município.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), entre 15 e 24 de janeiro as cidades de Montalvânia, que decretou estado emergência por conta da seca no fim do ano, e Espinosa, também na região, registraram respectivamente 391,8 e 327,2 mm. Com tanta água, surgiram problemas estruturais na região.

Uma ponte foi levada pelo rio Verde Grande, em Capitão Enéas, deixando sete pessoas ilhadas nesta sábado (23). Os bombeiros precisaram de quatro horas para atravessar os moradores e duas bicicletas por um cabo suspenso, espécie de tirolesa, até a outra margem o rio. Ninguém ficou ferido.

Além disso, a BR-251 segue interditada desde sábado (23) após uma erosão no asfalto, em Francisco Sá. Uma cratera se abriu de fora a fora sob o asfalto e, segundo o engenheiro Weiner Nether, do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), a conclusão dos reparos levará de 10 a 15 dias. Enquanto isso, os motoristas utilizam desvios que aumentam em até 200 km a rota.

BR-251 foi interditada em Francisco Sá – Foto: Divulgação / PRF

Previsão

Em todo o Estado, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempo Clima Puc Minas, a previsão é de chuva contínua e forte nas regiões Norte e Leste, que abrange o Vale do Jequitinhonha, Mucuri e região do Rio Doce. A previsão é de chuva acima dos 60 mm por dia.

De acordo com o último boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), ao todo, 37 municípios mineiros já foram afetados pelas fortes chuvas, sendo que até esta segunda quatro cidades haviam decretado estado de emergência por conta das chuvas, sendo elas Itanhomi, Palma, Sabará e Itamonte.

As cidades de Ferros, Inconfidentes e Cristina decretaram calamidade pública. Ainda segundo órgão, desde o início do período, em outubro, são 681 desabrigados, 1636 desalojados, 1074 casas danificadas, sete residências destruídas, dez pessoas feridas e uma morta. Além disso, 20 obras de infraestrutura já foram danificadas e duas completamente destruídas.

Rio transborda e interdita a BR-122, entre Janaúba e Capitão Enéas – Foto: Oliveira Júnior

Rio Gorutuba arrasta veículos no município de Janaúba – Foto: Jocka Souza / Oliveira Júnior

Rio Gorutuba arrasta veículos no município de Janaúba – Foto: Jocka Souza / Oliveira Júnior

Rio Gorutuba arrasta veículos no município de Janaúba – Foto: Jocka Souza / Oliveira Júnior

Rio Gorutuba arrasta veículos no município de Janaúba – Foto: Jocka Souza / Oliveira Júnior

(Fonte: O Tempo / Repórter: José Victor Camilo)

SEM COMENTÁRIOS