A Prefeitura Municipal de Serro realizou neste sábado (23/01) uma reunião para discutir medidas emergenciais para reparar os estragos causados pelas últimas chuvas no município e o restabelecimento da rotina na cidade até homologação do Decreto de Emergência junto à Defesa Civil Estadual previsto para a próxima segunda-feira.
Segundo o Prefeito Nondas Miranda, a Prefeitura está realizando as obras mais urgentes e na segunda-feira, após apresentação do decreto seguirá no aguardo para efetivar as obras maiores.
De acordo com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras, Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as Ruas Tuquinha Brandão, Comunidade de Lucas, Esmeril Bagagem, Cachoeira, Morro do Paiol, Delis Condado, Floriano, Ribeirão, Brumado, Condado, Floriano, Morro do Paiol e Pedro Matias, que sofreram com os deslizamentos, já estão recebendo obras de limpeza.
O acesso aos distritos de Milho Verde, São Gonçalo e comunidade de Capivari está restabelecido para veículos leves. O trânsito pesado aguarda vistoria do DER e laudo técnico final para providências.
As pontes e travessias (manilhamento e tubos) danificadas na região de Pedra Redonda, Barrocão, Mirante, Ausente, Delis, Bagagem e Esmeril também já foram restabelecidas.
Famílias que moravam em áreas de risco foram removidas pela Defesa Civil para um abrigo municipal. As que sofreram danos menores estão sendo monitoradas.
Danos causados na Estação de Tratamento de água da Copasa na Várzea, em Serro, foram restabelecidos e a distribuição de água voltou à normalidade na última sexta-feira, dia 22, em toda a cidade.
Árvores que caíram na rodovia MG-259, principal acesso ao Serro, foram removidas e trânsito flui normalmente.
Após medidas emergenciais O prefeito Nondas, em reunião com secretariado, confirma os eventos programados e licitados para o aniversário da cidade e carnaval 2016. A programação do carnaval será divulgada na segunda-feira.
Com a previsão de mais chuvas para a região. A Prefeitura Municipal de Serro e a Defesa Civil vão continuar atentas e presentes para dar o suporte necessário à comunidade.
Serro completa 314 anos – Foto: Foto: Tiago Geisler / Divulgação
Serro 314 Anos de História e Tradição
Sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe do Serro Frio, hoje, cidade do Serro, comemora em 29 de janeiro seus 314 anos. Cidade com arquitetura preservada há séculos que guarda as características das vilas setecentistas mineiras o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em abril de 1938.
Em 1702, uma bandeira chefiada por Antônio Soares Ferreira descobriu as minas de ouro de Ivituruí, que em língua indígena significa Serro Frio, “um nevoeiro denso que invade a parte alta da serra acarretando grande baixa de temperatura e sendo acompanhado de vento mais ou menos forte e constante”. Assim é descrito o típico clima da região.
Em pouco tempo um grande número de aventureiros chegou ao local atraído pelo ouro que brotava fácil nas cabeceiras do Jequitinhonha e seus afluentes. Em 1711, o sargento-mor, Lourenço Carlos Mascarenhas, foi nomeado superintendente das minas de ouro da região para manter a ordem e a justiça. A prosperidade do arraial motivou, então, sua elevação à vila em 29 de janeiro no ano de 1714, quando, então, ganhou o nome de Vila do Príncipe. Com a criação da Comarca do Serro Frio a vila passou a ser sede.
Suas igrejas impressionam pela qualidade da ornamentação e pela pintura em perspectiva nos forros. Ao lado do seu acervo histórico-arquitetônico, representado pelos belos monumentos religiosos e notável conjunto de sobrados, o Serro guarda também outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as tradições folclóricas, as festas religiosas, os atrativos naturais e a peculiar gastronomia. O Queijo do Serro, o mais famoso produto da região, tem um papel fundamental na economia elevando ainda mais o nome de nosso município. Neste ano, além de inúmeros eventos que já fazem parte do calendário da cidade, como Carnaval, Semana Santa e Festa do Rosário estaremos recebendo a Tocha Olímpica, parte do Revezamento das Olimpíadas Rios 2016. Venha celebrar os 302 anos de elevação à Vila do Príncipe e 314 anos da descoberta do arraial que daria origem à cidade do Serro.
(Por Gilmara Paixão / Ascom Prefeitura Municipal de Serro)
senhor prefeito na sua cidade tem muitas prioridades,pega esse dinheiro de carnaval e faz melhorias na sua cidade e outra arruma um deputado ou quem for pede um apoio para refazer essa br mgc259 passei nela hoje e gastei quase 1 hora do serro a tijucal buaco de mais sem falar nesse tanto de caminhão da mineradora ta um descaso esse asfalto ai já escutei de algumas pessoas que prefeito não tem responsabilidade na br mas vc pode pedir ajuda pois vc é uma autoridade e se vcs não tomar uma providencia vai acontecer muitos acidentes nesse trecho.