Centro de Referência já atende quase 500 idosos em Conceição do Mato Dentro

0

Instituído em maio de 2015, o CRI – Centro de Referência do Idoso de Conceição do Mato Dentro alcança hoje um público de pelo menos 460 idosos. Dedicado àqueles que sofrem algum tipo de violação de direitos, o Centro promove atividades que visam o envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida da população idosa. A demanda é da sede e dos distritos.

Os idosos atendidos pelo CRI são acompanhados por equipe multidisciplinar com atendimentos psicossocial e psicológico, terapia ocupacional, acompanhamento nutricional, monitoramento de hipertensão e diabetes. Além disso, é inserida num trabalho de valorização, empoderamento e fortalecimento de vínculos estimulados por meio de atividades como: artesanato, bordados, tapetes, dança, arte terapia, atividades físicas, musicalização, coral, alfabetização, oficina de organização de medicamentos, oficina da memória, tricô, crochê, cinema e estimulação cognitiva. E a partir de fevereiro, os serviços serão aprimorados com atendimento geriátrico.

Outro ponto relevante do trabalho do CRI é a promoção das tardes de convivência, quando o espaço é aberto para familiares e voluntários e atividades interativas são propostas. Oportunidade também para trabalhar a relação intergeracional amenizando os conflitos culturais e sociais consequentes da diferença de idade.

No CRI os profissionais também se preocupam com a qualidade de vida dos idosos para além dos horários de atendimento. Por isso, eles ainda participam de um grupo de prevenção de quedas, onde recebem dicas de precaução, e na “Escola de Filhos” as gerações mais novas são orientadas sobre os cuidados e atenção com os idosos.

Embora dedicado às vítimas da violação de direitos, qualquer idoso pode participar das atividades do CRI. Basta que ele mesmo ou algum familiar entre em contato pelo telefone 3868-2880 ou se dirija até a sede do Centro, na Rua Professor Costa Chiab, nº 34, bairro Maranhão. O CRI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Implantação

O CRI faz parte de um projeto municipal aprovado em 2013 pelo Programa Parceiro do Idoso do Banco Santander. A seleção do projeto garantiu ao município o repasse de uma verba no valor de R$ 100 mil (cem mil reais) para a realização do Diagnóstico Municipal do Idoso durante o ano de 2014, que indicou violações diversas como exploração financeira por bancos, financiadores e comércio, violência física e psicológica pela família, negligência e idosos vivendo em habitações precárias. Então, o CRI surge como proposta para mitigar esses problemas. Esta proposta garantiu a renovação da parceria com o Programa Parceiro do Idoso que disponibilizou mais R$287 mil (duzentos e oitenta e sete mil reais) para implementação da ideia.

Em maio de 2015 o CRI foi implantado ainda na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em setembro do mesmo ano o Centro ganhou sua sede própria, no bairro Maranhão. Mas o CRI vai mudar de novo. Ainda sem data definida, um complexo social será construído no bairro Barro Vermelho e promete revolucionar a assistência social no município.

Atividades desenvolvidas no CRI – Foto: Divulgação

Atividades desenvolvidas no CRI – Foto: Divulgação

Atividades desenvolvidas no CRI – Foto: Divulgação

Atividades desenvolvidas no CRI – Foto: Divulgação

Atividades desenvolvidas no CRI – Foto: Divulgação

(Fotos e informações da PMCMD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui