A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro (Ascamato) completou dois anos de atividades em outubro deste ano. E os resultados obtidos em tão pouco tempo são satisfatórios. Os envolvidos já computam mais de 316 mil quilos de resíduos comercializados. Um reforço para o meio ambiente e uma importante ferramenta de valorização social.
A Ascamato foi fundada em outubro de 2013, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e empresa Anglo American, através de uma condicionante imposta à mineradora. A entidade, hoje, conta com seis associados e dois ajudantes e é responsável pela coleta de materiais recicláveis em residências e estabelecimentos comerciais de determinados bairros do município.
De acordo com a geógrafa e ambientalista Camilla Rajão, coordenadora da coleta seletiva de lixo em Conceição, esse tipo de parceria entre prefeitura e associação de catadores é rara em Minas Gerais. “Só conheço Conceição que faz isso. Uma das vantagens é que reduz os custos. Fica muito mais barato pagar a Ascamato para fazer esse serviço do que contratar uma empresa, como é feito com o lixo comum. Além da questão social, claro. É uma forma de garantir uma renda fixa aos catadores, para que eles não dependam apenas da comercialização dos resíduos, que é variável”, comenta.
A primeira comercialização dos catadores ocorreu em abril de 2014, pouco depois da inauguração da Usina de Triagem e Compostagem (UTC). De lá para cá, já foram 316.549 quilos de recicláveis vendidos. E como funciona isso? “Todo material reciclável recolhido é triado na usina, fardado e enviado para uma recicladora parceira em Belo Horizonte. Toda renda gerada vai para os associados”, responde Camilla.
De acordo com a coordenador, cada associado consegue retirar, em média R$ 1 mil, por mês, com a venda dos materiais. Isso além do que a associação arrecada com o contrato que mantém com a prefeitura. A Anglo América também ajuda, desde novembro do ano passado, com doação de resíduos recicláveis a cada 15 dias.
Camilla explica que a Ascamato atualmente recolhe materiais em dez bairros de Conceição do Mato Dentro. Mas a expectativa é de crescimento em breve. “Estamos crescendo aos poucos, adquirindo veículos e aumentando o pessoal”, diz a ambientalista. “É, sem dúvida, um trabalho ambiental e totalmente social”, finaliza.
Ascamato comemora bons resultados no segundo aniversário – Foto: Divulgação
(Via Defato Online)