O Governo de Minas Gerais deu início, nesta segunda-feira (21/12/15), à captação de água no Rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é bombear água do Rio Paraopeba para poupar a água dos reservatórios no período seco. Trata-se de uma ação fundamental, que vai garantir o abastecimento da RMBH por, pelo menos, 20 anos.
O período chuvoso ajuda a melhorar um pouco o cenário. Mas mesmo com ações de Governo e o favorecimento climático do verão, manter a vigilância é necessário. E para isso, continuar praticando o consumo consciente, em qualquer condição, em todos os períodos do ano. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) listou algumas dicas simples de economia para ajudar a você a manter-se atento ao uso da água mesmo no período de festas e férias. Veja como é fácil praticar:
Feriados de fim de ano, férias e viagens quebram a rotina da limpeza da casa. Ora tem mais gente circulando, crianças brincando, festas, mais roupa suja e inclusive viagens. Veja como organizar sua rotina sem aumentar o gasto hídrico:
A cozinha é um lugar na casa que fica muito sujo por causa das ceias natalinas ou celebrações pelo ano que entra. Na hora de cozinhar e lavar ratos, tabuleiros com gordura e forno redobre a atenção. A roupa suja, panos encardidos e peças delicadas também complicam a lavagem. Por isso, metodologia para preservar a limpeza econômica:
Muitas visitas, mais banhos e banheiros o que exige mais manutenção. Veja como estar em dia com a higiene desta parte da casa. A negligência nestes procedimentos pode ser a vilã da seu gasto mensal:
Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibiliza também na internet um link para a Calculadora do Consumo de Água. Nesse aplicativo, o consumidor pode calcular, de acordo com suas próprias informações, o quanto de água está consumindo em sua casa.
Para isso, é preciso responder algumas perguntas a respeito de diversas maneiras de como é feito consumo de água em sua casa. Por exemplo: quanto tempo você gasta no banho, quantas vezes por dia você lava a sua mão, quantas vezes você escova os dentes e se deixa a torneira aberta enquanto isso, quantas vezes por mês você lava o seu carro, se lava o quintal usando mangueira, entre outras questões.
Depois de respondidas as perguntas, é calculado quantos litros de água você gasta por dia e se sua faixa de consumo é considerada ótima, muito boa, boa, razoável, ruim ou péssima. Em seguida, é apresentado também qual o consumo mensal da sua residência e também qual o setor da casa em que você mais está consumindo água.
Além disso, o site disponibiliza também dicas específicas para você saber como reduzir menos água onde está gastando mais.
Serviço:
Para fazer suas contas acesse: http://raposa.meioambiente.mg.gov.br/sistemas/projetocalc/
(Fonte: Agência Minas)