Dicas de segurança ajudam a prevenir arrombamento de residências

0

Os feriados prolongados de fim de ano e o período de férias exigem atenção redobrada da população com a segurança da casa ou apartamento, principalmente quem pretende viajar com toda família. Alguns cuidados podem inibir situações criminosas como o arrombamento e o furto em residências, os mais comuns nessa época.

Foram registrados de janeiro a novembro deste ano em todo estado, 32.250 casos de arrombamentos em residências, seguidos de furtos. Os dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). E a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), alerta que mais da metade dessas ocorrências poderiam ser evitadas com cuidados simples. Por isso, a PM disponibiliza orientações em seu portal: www.pmmg.mg.gov.br (Dicas PM Online). Confira os principais cuidados para manter sua residência segura durante as férias:

– Não deixe acumular jornais e correspondências na porta de casa, por isso peça que vizinhos e amigos recolham esse material diariamente;

– Não mantenha luzes acesas que são indicativos de que o morador está ausente;

– Não coloque cadeado do lado de fora do portão, situação que denuncia a saída dos moradores;

– Não deixe escadas e objetos no quintal porque facilitam o acesso ou saída da residência;

– Identifique situações vulneráveis, como janelas do banheiro abertas e sem grades ou cerca elétrica danificada e procure corrigi-las antes de sair de férias.

União

É importante estar mobilizado em grupo. Por isso, fazer parte da rede de vizinhos protegidos do bairro ajuda. Quem quiser, pode procurar o batalhão de PM mais próximo e saber quais os serviços prestados no período de férias. Se você ainda não faz parte desse grupo, combine com vizinhos de confiança ou parentes para dar uma olhada na casa ou apartamento quando a família estiver fora. É que manter o movimento no imóvel é mesmo eficiente, garante a PM.

Segundo o major Gilmar Luciano dos Santos, chefe do Centro de Jornalismo Policial da PMMG, a polícia trabalha a todo momento na prevenção e combate ao crime, mas seguindo essas dicas o cidadão também contribui com a redução das ocorrências. A qualquer suspeita, o cidadão deve ligar para o 181 ou 190. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui