Economia começa pelo telhado

0

Uma alternativa ao consumo alto de energia elétrica pode estar no telhado das residências. Já no mercado, as telhas translúcidas viraram tendência na arquitetura e são responsáveis por proporcionar luz natural ao ambiente. É que elas permitem a entrada da radiação emitida pelo sol, algumas até filtram o calor do sol e possuem proteção UV. Melhor ainda é que viram alternativa para “casas doentes”, isto é, ambientes escuros e mal iluminados.

As telhas são mais usadas em varandas, quintais, corredores, galpões e garagens. Ainda assim, podem ser parte da cobertura de outros cômodos da casa. A questão não é só sustentável como estética.

Segundo a empresária Janine Brito, diretora executiva da Ferragens Pinheiro, quem pensa em reformar o telhado pode ainda mesclar as telhas translúcidas às telhas tradicionais. “Uma avaliação profissional garante que as telhas sejam mescladas e, assim, seja viável conseguir pontos de luz específicos e planejados, garantindo um ambiente mais claro e o orçamento mais enxuto”, orienta a empresária.

Vale reforçar que a funcionalidade do material depende basicamente de uma manutenção periódica. “Do mesmo modo que as janelas dificultam a nossa visão quando estão sujas, igual acontece com as telhas translúcidas no sentido de dificultar a claridade. Por isso é que elas precisam estar sempre limpas a fim de evitar que a sujeira impeça a passagem de luz em um ambiente”, alerta Janine.

Na Ferragens Pinheiro, o material sugerido é a Telha Transparente Vitesse – 4606. “Elas apresentam proteção contra raios UV e intempéries, resistência química e mecânica, baixo custo e durabilidade elevada”, acrescenta a empresária.

Vantagens de usar telhas translúcidas:

1 – Vai fazer uma reforma no telhado do sótão? As telhas translúcidas são ideais, pois evitam a proliferação de fungos na estrutura de madeira do telhado;

2 – As telhas são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas;

3 – Elas são 250 vezes mais resistentes que o vidro e de 30 a 40 vezes mais que o acrílico;

4 – São 86% mais leves do que o vidro;

5 – A limpeza poderá ser feita com o uso de água e sabonete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui