Estrada de Ferro Vitória a Minas interditada por tempo indeterminado

0

A Vale informa que desde a última sexta-feira, 13 de novembro, representantes do Povo Indígena Krenak ocupam um trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em Resplendor, Minas Gerais. Com a ocupação, as operações de carga e de passageiros estão paralisadas por tempo indeterminado.

A interdição também está impedindo o transporte de água para as comunidades da região do Rio Doce. Atualmente, cerca de 360 mil litros de água, sendo 60 mil litros de água mineral e 300 mil litros de água potável, provenientes de Vitória (ES), estão nos trens aguardando a liberação da ferrovia para distribuição.

Índios da tribo Krenak ocuparam trecho da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) e permaneciam no local no domingo (15/11) – Foto: Yrerewa Bras / Arquivo Pessoal

A empresa reforça que continua, com apoio da Funai, as tentativas de negociação com o Povo Indígena Krenak para liberação da ferrovia. Cabe ressaltar que a Vale, como acionista da Samarco juntamente com a BHP Billiton, tem atuado ativamente nas ações para atendimento às famílias afetadas pelo acidente do dia 5 de novembro.

A Vale reitera seu compromisso em se relacionar com o Povo Krenak de modo transparente e participativo, mantendo uma relação construtiva, respeitando suas características próprias e a legislação vigente. A empresa ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, mas repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito e ratifica que obstruir ferrovia é crime.

Sobre o serviço de Trem de Passageiros da EFVM

Os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes poderão se dirigir às estações ao longo do trecho para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela empresa.

Notícia relacionada [+]:

– Povo Indígena Krenak libera a EFVM em Resplendor (CLIQUE PARA LER)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui