Expo Milão abre semana dedicada a Minas Gerais

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A Expo Milão 2015, grandioso evento que reúne 145 países na cidade italiana, prepara-se para receber a “Semana de Minas Gerais em Milão”. Entre esta segunda-feira (12/10) e o próximo domingo (18/10), diversas ações gastronômicas, culturais, empresariais, diplomáticas e comerciais serão promovidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais na exposição. Trata-se do terceiro maior evento do mundo, atrás somente das Olimpíadas e Copa do Mundo, também itinerante.

As ações serão feitas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), integrados ao Sistema Fecomércio MG, além de secretarias de Estado e outros parceiros.

A missão mineira terá a participação do governador Fernando Pimentel e contribuirá para a projeção do estado no cenário internacional, divulgando seu novo modelo de governança e desenvolvimento. Além disso, destacará relevantes iniciativas em variados segmentos, como gastronomia, design, tecnologia e moda, evidenciando oportunidades de negócio e turismo e posicionando Minas Gerais como referência para investimentos estratégicos, no setor da economia criativa, por exemplo.

O estado integrará o Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na semana dedicada à divulgação de Minas Gerais na mostra global, os visitantes poderão degustar a água mineral Cambuquira, mundialmente premiada, e conhecer mais sobre os diferentes tipos de café, doces, geleias, licores, cachaça, própolis, mel e pão de queijo.

Por meio do Projeto Imagem, azeites, vinhos e produtos tipicamente mineiros estarão entre as atrações, em uma ação conjunta entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Exportaminas (unidade de comércio exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e a Fiemg.

A abertura oficial da Semana mineira será nesta terça-feira (13/10), com o Seminário Minas Gerais e Itália, que ressaltará a importância do intercâmbio entre o estado e o país europeu. No dia 14, ocorrerão visitas técnicas para empresários mineiros nos setores de moda, design, alimentos, bebidas, máquinas, equipamentos e automotivo.

O evento também contará com a presença do coordenador do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, Rodrigo Ferraz, e dos chefes Ivo Faria, Pablo Oazen e Frederico Trindade, além do chef revelação do Senac, João Victor Moura da Costa Ribeiro.

Outro destaque é a participação do grupo musical Zé da Guiomar. Considerado um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e pela renovação do samba na capital mineira, o conjunto já se apresentou em vários estados do Brasil e participou da Feira Internacional de Música de Buenos Aires, figurando entre os três artistas brasileiros selecionados para o evento.

Estão previstas, ainda, rodadas de negócios com empresas mineiras e visitas técnicas aos demais pavilhões da mostra.

De acordo com levantamento do Indi, o Minas Gerais detém o segundo maior número de empresas italianas instaladas ou com operações no Brasil, com 76 companhias, atrás apenas de São Paulo.

Expo Milão

A Expo Milão teve início em 1º de maio deste ano e termina no dia 31 de outubro, tendo como tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. Nesta edição, são aguardados mais de 20 milhões de visitantes em um espaço de 1 milhão de metros quadrados.

Além de países e empresas, participam da exposição mundial a sociedade civil e organizações internacionais, como a ONU e a União Europeia. Trata-se de um evento sustentável, tecnológico e temático, focado em seus visitantes, que poderão vivenciar uma experiência única sobre o tema da nutrição, em uma viagem por alimentos e tradições de povos de todo o mundo.

Pavilhão Brasil

Com 4 mil metros quadrados, o Pavilhão do Brasil na Expo Milão está entre os cinco principais destaques do evento, abrigando exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Enfatizando a temática “Alimentando o mundo com soluções”, o espaço já recebeu aproximadamente 2 milhões de visitantes nos quatro primeiros meses do encontro e vem mostrando a capacidade brasileira de ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais com tecnologias avançadas e sustentabilidade.

Estrategicamente posicionado, o Pavilhão Brasil conta com plantas, flores e frutas brasileiras, além de mesas interativas providas de jogos e informações sobre as culturas expostas. Outra atração é a rede suspensa que permite ao visitante caminhar e, com os sensores de movimento, influenciar os sistemas de som e iluminação.



Legado pelo mundo

A mostra global é realizada a cada cinco anos em diferentes cidades do planeta, desde 1851, como plataforma para o diálogo internacional sobre temas e avanços relevantes para a humanidade. Foi, por exemplo, em 1876, na Exposição Universal da Filadélfia, que D. Pedro II conheceu a nova invenção de Graham Bell e se tornou o primeiro brasileiro a usar um telefone.

A arquitetura e a cultura do país escolhido para sediar cada grande exposição também adquirem destaque, deixando heranças como a Torre Eiffel, construída em Paris para abrigar a Exposição Universal em 1889.

Em 2010, a exposição foi sediada na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. As exposições universais vêm atuando como catalisadoras da criatividade e da inovação humana, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre povos com estilos de vida diversos e permitindo o compartilhar de tecnologias, inovações e descobertas que influenciam o desenvolvimento da arte, da educação, do design, do comércio, do turismo e das relações internacionais. (Agência Minas)

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