A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recebeu 30 novas ambulâncias para a implantação do SAMU Regional Centro no Estado. Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e vão ser somados às 19 ambulâncias já recebidas em 2014. Para equipar e fazer a revisão de todos os veículos recebidos para que possam começar a funcionar, plenamente, até o fim do ano o Governo de Minas Gerais vai investir R$ 1,1 milhão.
Os veículos saíram de Tatuí, em São Paulo, na manhã de sexta-feira (2/10), e chegaram à noite em Sete Lagoas, onde as ambulâncias ficaram guardadas.
Cobertura
Com a implantação do SAMU Regional Centro, a cobertura do atendimento móvel de urgência dessa região será ampliada. Atualmente, são 4,6 milhões de habitantes atendidos na Região Ampliada de Saúde Centro. Com a expansão, passa para 6,5 milhões de mineiros.
O novo SAMU regionalizado vai atender 104 municípios e terá 30 novas bases para atender a região que, hoje, conta com apenas 12 nos municípios que têm SAMU municipal – Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Sarzedo, Betim, Sete Lagoas, Itabira, Ouro Preto e Mariana.
A frota total será de 98 ambulâncias, sendo 77 Unidades de Suporte Básico (USB) e 21 Unidades de Suporte Avançado (USA). Destas, 49 são novas (19 recebidas em 2014 e 30 recebidas este ano, sendo que uma delas chegará de São Paulo nesta semana).
Fortalecimento
De acordo com a diretora de Redes Assistenciais da SES-MG, Cláudia Pequeno, a estratégia prevista na gestão anterior para implantação do SAMU Regional Centro foi revista e pretende, agora, fortalecer e aproveitar as cinco centrais já existentes nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Itabira e Sete Lagoas. “Inicialmente, a SES-MG flexibilizou a estratégia de implantação da rede, primeiramente regionalizando os SAMUs municipais para depois ter uma central única”, afirmou.
O Consórcio Intermunicipal Aliança para Saúde (CIAS), que será o responsável por gerenciar a rede juntamente com os municípios das cinco centrais de regulação das urgências, ajudará na estruturação das bases descentralizadas e na contratação da equipe que vai compor a rede. A implantação do SAMU Regional Centro é prioridade para o Governo de Minas Gerais e a expectativa é que a primeira etapa de implantação, que prevê a estruturação das bases descentralizadas e da regulação, seja finalizada até o fim de 2015.