Cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo estiveram reunidos na 3ª edição da Semana Internacional do Café (SIC). Durante o evento, foram iniciados cerca de R$ 25 milhões em negócios, realizados entre representantes de toda cadeia produtiva do café, tanto do Brasil como de outros países.
Durante os três dias do evento passaram pelo Expominas, em Belo Horizonte, 13 mil pessoas, número superior ao ano passado. Elas estavam interessadas em divulgar seus produtos, em aprofundar seus conhecimentos, conhecer as inovações do setor, expandir e fortalecer seus negócios.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou ativamente da feira com um estande expondo seus programas e ações para o setor. As vinculadas da Seapa, IMA, Ruralminas, Emater-MG e Epamig apresentaram as políticas públicas e os projetos para toda cadeia produtiva.
Para o secretário de Agricultura, João Cruz, a feira foi um grande sucesso. “A Semana Internacional do Café está em casa. Nada mais justo de ser realizada no estado que tem a metade de todo café produzido no Brasil e é sempre uma grande oportunidade para que toda cadeia produtiva mostre o que há de mais novo para impulsionar o mercado”, afirma o secretário.
O evento, considerado o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo, é uma oportunidade para o Brasil mostrar aos mercados nacionais e internacionais que não produz apenas quantidade, mas também grãos de alta qualidade.
Para Roberto Simões, presidente da Faemg, uma das entidades organizadoras do evento, os cafés brasileiros e, em especial, os produzidos em Minas, já têm se consolidado como referência mundial.
“A Semana Internacional do Café é especialmente importante como oportunidade para que o produtor apresente o resultado deste bem sucedido trabalho que vem desenvolvendo em sua propriedade e da qualidade alcançada, fazendo bons negócios.”, ressalta Simões.
Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, idealizadora do evento, afirma que neste ano as expectativas foram superadas, tanto em relação ao número de visitantes quanto em qualidade. “Vieram pessoas de todo o Brasil em busca de cafés especiais. Pessoas que vieram em busca de novidades e inovação”, conta.
Priscilla Lins, gerente de Agronegócios do Sebrae, outra entidade que está à frente da realização da SIC, ressalta que esta edição consolidou a estratégia de ter Minas Gerais como centro das atenções na cadeia do café. “O produtor pôde ver que ele é a razão do negócio do café, que movimenta tanta gente e tem milhões de consumidores pelo mundo; ver que a cadeia do café que gera tanta renda, empregos e satisfaz tantos consumidores pelo mundo só existe pelo trabalho dele”, comenta.
A SIC reuniu mais de 200 profissionais do mercado de café, cerca de 100 expositores e 150 marcas. Para Adriano Rocha, coordenador de vendas da Treviso, concessionária de máquinas agrícolas, o evento é muito importante para ampliar o networking. “Conhecemos muitos produtores e empresários, depois faremos um novo contato com todos eles, na expectativa de fechamos uma parceria”, afirma.
A quarta edição da Semana Internacional do Café já tem data marcada, em Belo Horizonte: 22 a 24 de setembro de 2016, no Expominas.
Números da 3ª Semana Internacional do Café
• R$ 25 milhões em negócios iniciados
• 13 mil visitantes
• 150 marcas expositoras
• 60 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 65 temas abordados
• 280 horas de conteúdo apresentado
• 30 eventos simultâneos e 292 horas de conteúdo
• 10 cafés com pontuação 80+ concorreram ao título Coffee of theYear Brasil