A sexta-feira, 25 de setembro, será o “Dia D” para empregadores e trabalhadores em todo o Brasil. A campanha do Ministério do Trabalho e Emprego, organizada em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), visa reunir empregadores e trabalhadores para cadastrar oportunidades de emprego e perfil de trabalhadores. Também vai pretende conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.
Em Belo Horizonte, um posto especial do Sine será montado no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa para atendimento exclusivo a PCDs e reabilitados do INSS, que poderão ter contato com prováveis empregadores, das 10h às 16h. O “Dia D” também vai acontecer nos postos do Sine e UAIs de 25 municípios do estado (veja quadro abaixo).
A Lei 8.213/91, chamada Lei de Cotas, determina a obrigatoriedade para as empresas com cem ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. O “Dia D” também pretende informar e alertar as empresas sobre esta determinação.
Na capital mineira, aproximadamente 700 empresas não cumprem esta exigência legal, que pode gerar multas se for desconsiderada. No estado, das 4.401 empresas com mais de cem empregados, apenas 963 atendem à legislação.
Documentos
É importante que os candidatos a uma vaga de emprego compareçam aos postos Sine e UAIs com os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.
Municípios de Minas Gerais que realizarão o Dia D: Sete Lagoas, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, São João Del Rei, Juiz De Fora, Montes Claros, Patos Minas, Araxá, Uberaba, Poços De Caldas, Varginha, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Almenara, Araçuaí, Ituiutaba, Muriaé, Paracatu, Passos, Salinas e Uberlândia.