Supostos abusos de delegado de Nanuque serão debatidos em audiência pública

0

Na próxima quinta-feira (17/9/15), às 9h30, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estará em Nanuque (Vale do Mucuri) com o objetivo de obter esclarecimentos e requerer providências com relação às dificuldades que estariam sendo impostas por policiais civis do município, especialmente pelo delegado João Marcos de Almeida, aos policiais militares e cidadãos. A audiência atende a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e será realizada na Câmara Municipal de Nanuque (Avenida Geraldo Romano, 231, Centro).

De acordo com justificativa apresentada no requerimento, os policiais militares alegam que o delegado João Marcos de Almeida teria proferido ofensas à corporação, além de realizar postagens depreciativas em redes sociais. Agregado a isso, os PMs se submeteriam a longos períodos de espera ao se dirigirem à autoridade policial civil para encerramento de ocorrência.

O requerimento ainda menciona um caso narrado pelos soldados Gustavo Gomes de Matos e José Carlos Barreto Junior, lotados na 24ª Companhia Independente da 15ª Região de Polícia Militar, no município de Crisólita (Vale do Mucuri). Segundo os relatos, os policiais militares teriam sido acionados às 6 horas para responderem a uma ocorrência de furto no distrito de Santa Luzia, localizado a 22 quilômetros de Crisólita. A prisão do autor do crime teria ocorrido aproximadamente às 17 horas na cidade de Pavão (Vale do Mucuri). Os PMs, após terem percorrido 130 quilômetros até Nanuque, para entregarem o preso e registrarem a ocorrência, teriam sido orientados pelo delegado João Marcos de Almeida a se dirigirem a Teófilo Otoni (Mucuri), a 150 quilômetros, onde teriam encerrado a ocorrência policial às 4h30 do dia seguinte, retornando a Crisólita às 7 horas.

Ainda de acordo com o requerimento, “com deliberado intento de perseguir as policiais civis casadas com policiais militares”, o delegado teria instaurado sindicâncias sem fundamentação, chegando a abrir inquérito para apuração de usurpação de função por parte do Comandante da Unidade de Polícia Militar em Nanuque.

“A Política Estadual de Segurança Pública busca promover a integração entre as forças policiais, privilegiando a realização de seus deveres funcionais com maior eficiência, atendendo ao interesse público. Logo, para verificar que as condutos narradas se afastem deste intento, é imprescindível a realização da audiência”, justificou Sargento Rodrigues.

O delegado de Polícia Civil de Nanuque, João Marcos de Almeida, foi convocado para a audiência.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz Miranda; a presidente da Câmara Municipal de Nanuque, vereadora Rozilene Ramos Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Cel. PM Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Wanderson Gomes da Silva; o corregedor da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Edson Serafim Camargos; os promotores de Justiça da Comarca de Nanuque, Mateus Castriani Quirino e Thomas Henriques Zanella Fortes; o juiz titular da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Nanuque, Rafael Niepce Verona Pimentel; o comandante da 24ª Cia PM Ind/15ª Região de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais em Nanuque, Ten.Cel. PM Marcelo Fernandes; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Ten.Cel PM Ailton Cirilo da Silva; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-PM/BM), 3º Sgt. PM Marco Antônio Bahia Silva; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais, Cb. BM Álvaro Rodrigues Coelho; e o presidente da União dos Militares do Estado de Minas Gerais, Cel PM César Braz Ladeira.

(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui