Trupe de Truões se apresenta em Teófilo Otoni neste fim de semana

0

Nos dias 05, 06 e 07 de Setembro, cidade será contemplada com apresentação do espetáculo ‘Ali Babá e os 40 Ladrões’ a preço popular, intercâmbio com grupo de teatro e mesa-redonda aberta ao público.

Considerado um dos mais importantes grupos de teatro de Uberlândia (MG), a Trupe de Truões desenvolve 13 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.

A partir de Setembro, o Grupo, que já conquistou diversos prêmios e participou de inúmeros festivais de teatro em todo o território nacional – incluindo o Circuito SESC Palco Giratório, considerado o maior projeto de circulação de Artes Cênicas da América Latina -, irá realizar em Teófilo Otoni, Três Corações e Uberlândia uma série de atividades, incluindo mesas-redondas, mini-cursos, intercâmbios e apresentações de espetáculos.

De acordo com o integrante da Trupe, Ricardo Augusto, as atividades fazem parte do projeto ‘Trupe de Truões: Uma Metodologia de Intercâmbio com Casa Aberta’, que conta com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

“A proposta é a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiências sobre produção e gestão entre grupos de teatro e audiovisual. Acreditamos que o encontro entre esses artistas que desenvolvem seu trabalho no interior do País pode fortalecer os projetos empreendidos por eles e contribuir para a permanência dos mesmos em suas cidades sedes, além de dar visibilidade perante suas comunidades”, diz Ricardo.

Posteriormente, todas as ações desenvolvidas neste projeto irão resultar em um vídeo documentário com foco na manutenção da memória institucional do grupo uberlandense e na produção de material de referência para a área. “A intenção é gerarmos uma Tecnologia Social para troca de saberes por meio do intercâmbio entre artistas e gestores de diferentes regiões do País e que investigam linguagens artísticas distintas. Para isso, iremos resgatar a memória do Programa de Intercâmbio Casa Aberta desenvolvido pela Trupe em Uberlândia há três anos, para compartilhar os procedimentos engendrados pelo Grupo no encontro com pares”, completa Ricardo.

Confira a programação em Teófilo Otoni:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui