Escola de Barão de Cocais conquista a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia

0

É de Minas Gerais a equipe vencedora da ‘I Olimpíada Brasileira de Cartografia’. Representando o Estado no torneio nacional, a Escola Estadual Odilon Behrens, em Barão de Cocais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conquistou a primeira edição do torneio depois de passar pelas três etapas que envolveram escolas de Ensino Médio de todo ao país.

A equipe que representa a escola mineira foi coordenada pela professora de Geografia Cristina Maria Soares, e contou com a participação dos alunos Rafael Pena, Dayane Ponciano, Ítalo Dias e Larissa Onilis.

“Sempre confiei nos nossos alunos e no trabalho da nossa escola, mas por ser uma olimpíada de abrangência nacional não pensei que chegaríamos tão longe. Os alunos se envolveram totalmente, se dedicaram muito aos estudos. Também receberam todo apoio dos professores e da equipe pedagógica da escola. O formato da olimpíada também contribuiu muito para o aprendizado deles. Acredito que esta vitória seja um estímulo para todos os estudantes e motivação para os professores. Chegou numa boa hora: começamos o 2° semestre com o pé direito!”, destaca a educadora.

Durante o torneio, os participantes foram incentivados a aprofundar os conhecimentos na ciência que estuda as representações espaciais. “Dá uma sensação de dever cumprido. O mais importante foram os conhecimentos adquiridos e as amizades que conquistamos durante a competição. A Olimpíada certamente não mudou apenas a nossa vida, mas também tornou-se parte dela”, ressaltaram os medalhistas.

Alunos da Escola Estadual Odilon Behrens estão em Niterói – Foto: Arquivo Pessoal

Etapas

Na primeira etapa da competição, os alunos fizeram uma prova de conhecimentos cartográficos que envolveram questões relacionadas à Geografia, Matemática e Conhecimentos Gerais.

As 200 equipes com a maior nota na primeira prova foram classificadas para a segunda etapa, que consistiu na elaboração de um instrumento de medição e de um mapa usando os conhecimentos cartográficos. Três equipes foram selecionadas para a final onde realizaram um conjunto de atividades teóricas e práticas, inclusive uma corrida de orientação.

Além da instituição mineira, uma escola da cidade de Presidente Médice (Rondônia) e uma de Florianópolis (Santa Catarina) se classificaram para a última fase. Nesta etapa, os alunos realizarão um conjunto de atividades teóricas e práticas, inclusive uma corrida de orientação. As equipes ainda participarão de um minicurso na Universidade Federal Fluminense (UFF). A olimpíada é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Alunos da Escola Estadual Odilon Behrens estão em Niterói – Foto: Arquivo Pessoal

Alunos da Escola Estadual Odilon Behrens estão em Niterói – Foto: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui