Atlético vence o Palmeiras e quebra sequência negativa no Campeonato Brasileiro

0

O Atlético sofreu, passou sufoco, precisou cortar duas bolas em cima da linha, mas quebrou a incômoda sequência negativa no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há três jogos pela competição, o Galo entrou em campo diante do Palmeiras, neste domingo, 23 de agosto, no Independência, com a missão de não permitir o Corinthians disparar na liderança. E com o brilho da principal estrela do elenco, Lucas Pratto, o time de Levir Culpi atingiu o objetivo com direito a triunfo dramático, de virada, por 2 a 1. O atacante argentino marcou os dois gols e decretou o resultado no confronto válido pela primeira rodada do returno.

O Palmeiras abriu o placar no Independência logo aos 4 minutos, com o volante Andrei Girotto, de cabeça. Aos 17min, Lucas Pratto aproveitou cruzamento de Leandro Donizete e deixou tudo igual. O camisa 9 marcou o segundo na partida aos 35min da etapa inicial, em cobrança de pênalti. O argentino é o vice-artilheiro do campeonato, com nove gols.

Vice-líder do Brasileirão, o Atlético chega a 39 pontos, quatro a menos que o Corinthians, que superou o Cruzeiro nesta rodada, por 3 a 0. O último triunfo do Galo foi há quase um mês, sobre o São Paulo, no Mineirão, com três gols de Lucas Pratto. Desde então, foram derrotas para Grêmio, Chapecoense, além de empates contra Goiás e Figueirense (pela Copa do Brasil). Já o Palmeiras segue na quinta posição, com 31 pontos.

Nesta quarta-feira, o Atlético volta a encarar o Figueirense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Já na próxima rodada do Brasileiro, o Atlético enfrenta o Fluminense, no domingo que vem, às 16h, no Rio de Janeiro. No mesmo dia e horário, o Palmeiras tem desafio contra o Joinville, na Allianz Parque.

Atlético 2×1 Palmeiras, no Independência – Foto: Divulgação / Página Oficial do Atlético no Facebook

Pressão e virada no Horto

Empurrado pelo barulho ensurdecedor da torcida, o Atlético pressionou desde o início do jogo e teve a chance de abrir o placar logo aos 3 minutos. Thiago Ribeiro fez boa jogada individual pela ponta direita e rolou para Pratto, dentro da área. O argentino pegou mascado na bola, e a zaga alviverde aliviou o perigo. Na sequência, Douglas Santos cruzou da esquerda, mas Luan, na pequena área, não alcançou. A resposta palmeirense veio um minuto depois. Lucas cobrou lateral, tabelou com Rafael Marques e descolou o cruzamento. O volante Andrei Girotto apareceu na grande área, subiu entre os defensores e cabeceou no canto esquerdo de Victor, que nem se mexeu: 1 a 0.

O gol não desanimou o Atlético nem os torcedores. A equipe alvinegra continuou criando boas oportunidades: Douglas Santos, invadiu área após tabela com Pratto e acabou interceptado pelo goleiro Fernando Prass no momento da conclusão; Marcos Rocha também arriscou, finalizou de longe e mandou para fora. O empate saiu exatamente pelas laterais, mas sem a presença de um especialista na posição. Aos 17 minutos, o volante Leandro Donizete recebeu de Luan, disparou pela direita e levantou para área. Prass saiu mal, Lucas Pratto aproveitou e cabeceou para a rede: 1 a 1.

A pressão do Atlético em busca da virada estava incessante. Galo concentrava as jogadas pelos lados do campo, explorando a velocidade de Thiago Ribeiro e Luan. Já o Palmeiras encontrava dificuldade na criação e parava na contenção de Rafael Carioca e Leandro Donizete. Pratto ainda teve boa chance, mas se enroscou com Fernando Prass, na risca da pequena área, e desperdiçou o lance. No entanto, aos 35 minutos, a intensidade atleticana, enfim, seria recompensada. Giovanni Augusto foi derrubado por Lucas dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Lucas Pratto disparou uma bomba no meio do gol e decretou a virada: 2 a 1. Na comemoração, o atacante argentino demonstrou a habitual vibração, contagiando a torcida no Horto.

‘Herói’ Edcarlos evita empate

Na volta do intervalo, Marcelo Oliveira sacou o lateral-esquerdo Egídio, que sofreu com as investidas do Galo, e colocou o meia Robinho, deslocando o veterano Zé Roberto para a função. Apesar da alteração, o Atlético manteve o domínio e quase ampliou aos 5min da segunda etapa, com Luan. O meia-atacante avançou pela esquerda, entrou na área e bateu rasteiro. A bola saiu rente à trave direita.

Para aumentar a força ofensiva, Marcelo Oliveira trocou o volante Andrei Girotto, autor do gol palmeirense, pelo atacante Gabriel Jesus. Mais incisivo, o Verdão deu um susto no Atlético aos 15 minutos: Alecsandro disputou com o goleiro Victor na grande área, e a bola foi em direção ao gol. No entanto, Edcarlos chegou rapidamente e salvou o Galo do empate. Em seguida, o Palmeiras fez a última alteração: Lucas Barrios no lugar de Alecandro. E o paraguaio teve boa chance logo na primeira participação em campo, em cabeçada que passou à esquerda de Victor.

Com o Palmeiras melhor na partida, Levir Culpi decidiu realizar as primeiras mudanças: o lateral-direito Patric entrou na vaga de Thiago Ribeiro, na ponta esquerda; no meio-campo, Guilherme substituiu Giovanni Augusto. Em seguida, Dátolo assumiu a posição de Luan, bastante cansado. Os momentos finais foram de muita pressão do Palmeiras, com Edcarlos tendo de salvar outra bola em cima da linha, em chute de Lucas bairros, após falha de Jemerson. No fim, Victor deu um susto na torcida, ao sair de forma errada da área, e Dudu teve outra chance, mas o empate alviverde teimou em não sair.

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui