Cemig retoma contatos com a França, para atrair investimentos no setor elétrico

0

O presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, restabeleceu os tradicionais contatos da empresa com empresários e associações empresariais da França, para estimular investimentos franceses e parcerias no setor elétrico de Minas Gerais. Esse é um importante passo para promover o desenvolvimento econômico do Estado. A Cemig lidera um grupo de mais de 200 empresas, compondo o maior grupo integrado de energia elétrica do país. O presidente esteve em Paris, nesta semana, quando apresentou uma lista de oportunidades de negócios, para investimentos franceses relacionados ao setor de energia, participando de uma missão empresarial liderada pelo governador Fernando Pimentel.

A tradição de parcerias entre a Cemig e a França vem desde a década de 60, quando um convênio com a Electricité de France deu início à Escola de Formação Profissional, que se tornou referência em treinamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no Brasil e na América Latina. Com o passar do tempo a escola se transformou na UniverCemig, a universidade corporativa da Cemig, que atualmente funciona no campus de Sete Lagoas (MG).

“Seguindo as tendências atuais do setor elétrico, as negociações giram em torno de investimentos em inovação e sustentabilidade, que são aspectos fundamentais para a atuação da Cemig, e algumas delas já se encontram em estágio final de negociação, inclusive para se concluir no marco da COP 21, em dezembro”, disse Mauro Borges Lemos.

No final do ano, a França irá sediar a Conferência do Clima de Paris (COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas.

Oportunidades

As principais oportunidades de negócios destacadas pela Cemig são projetos em energia renovável (eólica e solar), termoelétricas, eficiência energética e equipamentos de transmissão. Na área de energia solar, cujos custos vêm caindo progressivamente, a Cemig desenvolve trabalhos pioneiros tanto em sua forma fotovoltaica quanto na forma térmica. A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão, construída e operada pela Concessionária, é uma das maiores em cobertura de arenas desportivas do mundo. Além disso, em 2013, a Cemig lançou o Atlas Solarimétrico. Segundo dados desse trabalho, os índices de radiação solar são de 5,5 a 6,5 kWh/m²/dia em mais de metade da área do Estado, caracterizando sua adequação à implantação de empreendimentos solares.

Já em relação à energia eólica, vale ressaltar que essa matriz registra grande crescimento no Brasil. Uma das empresas do Grupo Cemig, a Renova, é uma das principais geradoras desta fonte de energia no país. A rápida expansão da geração nesta matriz assegura oportunidades, para produção e venda de equipamentos, que, a partir de Minas Gerais, podem ser comercializados em todo o Brasil. Estima-se que, até 2019, a capacidade das usinas eólicas instaladas no País vai triplicar, atingindo 17,70 GW, superior à da Usina Hidrelétrica Itaipu, a segunda maior do mundo com 14 GW de potência.

Perfil da Companhia

A Cemig é uma empresa de origem mineira, de porte nacional e a caminho a internacionalização. Hoje, é o maior grupo integrado do setor de energia elétrica do País, sendo o maior distribuidor, responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional. No ano passado, a Concessionária foi selecionada, pela 15ª vez consecutiva, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index no período 2014/2015, mantendo-se como a única Companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do DJSI World desde a sua criação, em 1999.

A Companhia está presente em 22 Estados e no Distrito Federal e opera uma linha de transmissão no Chile. Conta com mais de 115 mil acionistas em 44 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo. (Ascom Cemig)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui