Municípios atingidos pela mineração na região de CMD receberão projetos executados pela Cáritas

1

Associações, sindicatos e comunidades se reuniram na Casa dos Romeiros em Conceição do Mato Dentro entre os dias 8 e 10 de julho para o seminário do programa de apoio a projetos do Ministério Público em parceria com a Cáritas Minas e Pólos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais. Os recursos financeiros para implementação, fazem parte de uma ação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais contra uma grande mineradora da região. A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais foi a escolhida para executar 140 projetos que irá apoiar ações voltadas ao desenvolvimento solidário sustentável, com o objetivo de ir além do resgate da dívida social causada pela mineração no meio rural.

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais será a responsável pelos projetos nas áreas rural de Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro. Já a Pólos/UFMG ficará responsável por ações nas áreas urbana de Conceição do Mato Dentro.

Seminário

O seminário contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas que receberam esclarecimentos sobre a execução do projeto pela Cáritas. O evento contou ainda com a presença do padre Eduardo Ribeiro (Conceição do Mato Dentro) e do padre José Maria (Divinolândia de Minas).

Há três anos a frente do Ministério Público na comarca de Conceição do Mato Dentro, o promotor Marcelo Mata Machado tem acompanhado a situação dos atingidos pela mineração na região. “É um projeto muito bonito e a construção dele não depende só da equipe de colaboradores, mas de todos. Nossas expectativas são as melhores possíveis, para que assim, a vida de todos das comunidades rurais possa melhorar e progredir”, disse.

A psicóloga Myrlene Pereira, representante do Movimento dos Atingidos pelas Mineradoras, apresentou dados sobre o impacto negativo das minerados nas cidades em que estão instaladas. Ela lembrou ainda a violação de direitos que há em várias comunidades atingidas pela mineração, bem como os graves impactos ambientais e a modificação na rotina e nas condições de vida dos moradores.

O secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires, apresentou a missão da entidade e explicou os detalhes do projeto. “Queremos exercitar a solidariedade, semear nas comunidades o objetivo deste projeto e contribuir para o fortalecimento comunitário”, ressaltou. O coordenador do projeto e assessor da Cáritas, Márcio Adriano, falou sobre a experiência da Cáritas com agroecologia e os efeitos maléficos dos agrotóxicos e das plantas transgênicas (modificadas em laboratório).

Comunidade apresenta propostas

No segundo dia de trabalhos, o grupo se dividiu por comunidades próximas e lançaram ideias e propostas de projetos que poderiam ser planejados para serem executados em seus territórios. O professor aposentado e agricultor na comunidade de Cipó em Conceição do Mato Dentro, Francisco Augusto Lages, foi uma surpresa agradável a chegada da Cáritas. Ele que participava há mais de sete anos em conselhos de desenvolvimento sustentável rural disse que viu pela primeira vez algo mais objetivo para inserção de ações em sua comunidade. “Não conhecia a Cáritas, mas vi a seriedade com que estão conosco neste seminário apresentando o trabalho em outros municípios. E, o fato do Ministério Público estar junto da Cáritas ainda mais credibilidade. Assim, espero que a teoria se alie a prática para o bem de todos”, ressaltou.

A extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Alvorada de Minas, Clédina das Dores Braga Rodrigues, comenta que gostou bastante do seminário e espera que os trabalhos possam mobilizar a comunidade onde mora. Já a morada de Candeias, Anelícia Adriana de Souza, o seminário pode tirar as dúvidas sobre o projeto. “É um novo tempo, uma nova esperança”.

Lançamento

No dia 10, sexta-feira, foi realizado ao lado do Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro, o lançamento oficial do projeto que contou com a participação de representantes do Ministério Público, do procurador geral de Justiça, de agentes Cáritas, da comunidade e do Executivo e Legislativo Municipal das cidades de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.

O representante da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG, promotor Paulo César Vicente de Lima, relembrou que acompanhou desde início os problemas dos moradores, bem como participou das reuniões que aconteceram anteriormente seja nas comunidades ou em audiências na Assembleia Legislativa de Minas Gerais da Comissão de Direitos Humanos. Para ele, que é natural da cidade, essa é uma grande conquista coletiva.

Emocionado, o promotor Marcelo Mata Machado disse que esse trabalho que se inicia na região deveria de servir de inspiração para outras comarcas em que o Ministério Público atende. “Estou imensamente feliz, pois essa é uma agenda positiva diante de tantas notícias sempre negativas divulgadas na imprensa sobre Conceição do Mato Dentro e cidades da região. “É um marco na história da região”, destacou.

Cáritas – A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo uma entidade Ecumênica de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos/as em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

A Cáritas tem como missão testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. A Cáritas está presente em 200 países e territórios.

Em Minas Gerais, a entidade é composta por 12 entidades membros (Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas) que estão presentes no Vale do Jequitinhonha, Norte, Zona da Mata, Noroeste, Vale do Aço, Triângulo Mineiro e Belo Horizonte.

(Fotos: Regiane Ferreira / Divulgação Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui