Norte de Minas elege suas prioridades na segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo

0

Ao todo, 59 cidades do Norte de Minas foram representadas por cidadãos que ajudaram construir consensos para chegar a dezenas de propostas.

O Norte de Minas Gerais já definiu quais as prioridades a região irá apresentar para compor o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A segunda etapa do Fórum Regional de Governo – Território Norte, realizada neste sábado (11/7), em Montes Claros, reuniu 470 pessoas para debater os mais de 300 problemas apresentados nos formulários de Diagnóstico Territorial e definir uma ordem de importância levando em conta a população que será beneficiada.

Divididos em cinco grupos temáticos – Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública e Educação e Cultura – 59 cidades do Norte de Minas foram representadas por cidadãos que exercitaram o diálogo e a capacidade de construir consensos para chegar a dezenas de propostas que irão beneficiar todos os microterritórios da região Norte.

Na área da Saúde, dentre as necessidades apresentadas estão a construção de centros especialidades médicas e implantação de teleconsulta para apoiar a atenção primária à saúde, a implantação de uma rede de saúde prisional nos 17 Territórios de Desenvolvimento e a adoção do Plano de Cargos e Carreiras do SUS. Na Educação, foi demandada a construção de moradia estudantil e creche na Unimontes, criação de uma supervisão e colegiado político-pedagógico de Educação no Campo pela Secretaria de Estado de Educação. Também foi sugerida a criação de cursos pré-vestibulares populares geridos por entidades.

Para a Cultura, os participantes do Fórum Regional Norte reivindicam a democratização dos recursos, prestação de contas desburocratizada e a criação de uma agenda itinerante de arte e cultura para descentralizar a ação cultural do Estado. Já como medida essencial na área de Proteção Social, foram apontadas a melhoria, ampliação e descentralização dos Conselhos Tutelares da região e a criação de uma defensoria especializada para atender crianças e adolescentes.

Cidadãos apresentaram prioridades da região – Foto: Divulgação

Revisão de políticas públicas

O grupo que se debruçou sobre o eixo Desenvolvimento Econômico pediu mais investimentos na estrutura de transporte que permita o escoamento da produção, a criação de uma política de incentivo para os pequenos empreendimentos e programas de capacitação de mão de obra urbana e rural. Também foi apontada a necessidade de repensar a atuação da Ruralminas e da Emater, além da regularização fundiária contemplando povos tradicionais, indígenas e assentamentos da Reforma Agrária.

O grupo que se dedicou ao tema da Segurança Pública apontou a necessidade da criação de centros socioeducativos em Janaúba, Januária e Taiobeiras, assim como a construção de um centro socioeducativo feminino em Montes Claros. O aumento do efetivo PM e a criação de batalhões do Corpo de Bombeiros em Salinas e Curvelo também são consideradas ações essenciais. “Hoje, se precisar mandar socorro para Salinas, são 3 horas e meia, por isso a necessidade de mais batalhões no Território Norte”, afirmou Jorge Faria, relator do grupo de Segurança.

Comitê de Planejamento Territorial

A segunda etapa do Fórum Regional de Governo Norte terminou com a eleição de 25 membros para o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que agora irá acompanhar o encaminhamento das propostas no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e a elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Todas demandas apresentadas serão detalhadas para que sejam identificados projetos e recursos necessários para sua implementação. Um encontro com os integrantes dos Complete’s dos 17 Territórios de Desenvolvimento está marcado para o dia 19 de setembro, em Belo Horizonte. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui