O município de Conceição do Mato Dentro despontou no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2015, divulgado ontem com base nos dados de 2013. Em primeiro lugar, à frente dos 5.243 municípios analisados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a gestão municipal afirma sua responsabilidade administrativa com a devida aplicação dos tributos pagos pela sociedade.
Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF apresenta os resultados com uma metodologia bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. E a pontuação geral de Conceição do Mato Dentro ficou em 0,9572. O município ainda ganha destaque com pontuação máxima obtida nos indicadores Gastos com Pessoal e Investimentos.
Para Ricardo Guerra, o então secretário de Planejamento e Gestão Econômica, estar em primeiro lugar nacional em gestão fiscal “é reflexo de um trabalho sério e dedicado que vimos fazendo desde que assumimos a gestão. Na época estávamos no boom de arrecadação de ISS – Imposto Sobre Serviços e tivemos responsabilidade nos gastos com pessoal e priorizamos investimentos em obras físicas e estruturais que garantiriam, para aquele ano e para os anos futuros, o aumento da qualidade de vida em Conceição do Mato Dentro”.
O município vizinho de Alvorada de Minas acompanha Conceição do Mato Dentro no topo da lista, aparecendo logo em seguida com o segundo lugar geral. O terceiro lugar está com a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. No cenário estadual, apenas três municípios foram classificados como nível A, ou seja, excelente. Além de Conceição e Alvorada, Itatiaiuçu, na Região metropolitana de Belo Horizonte, em 7º lugar geral. Acesse www.firjan.org.br/ifgf e confira os resultados.
Conceição do Mato Dentro ocupa o topo da lista do IFGF 2015 – Foto: Divulgação