Início Eventos Conceição do Mato Dentro realiza o Primeiro Encontro Municipal pela Luta Antimanicomial

Conceição do Mato Dentro realiza o Primeiro Encontro Municipal pela Luta Antimanicomial

0

A próxima segunda-feira será um dia importante para a saúde pública do Brasil. No dia em que se celebra a Luta Antimanicomial, importantes reflexões são estimuladas para que as questões da saúde mental sejam harmônica e humanamente tratadas em todo país. Desde 1987, defende-se a ideia de que as pessoas com distúrbios psiquiátricos não precisam ser isoladas para serem tratadas. Unindo-se a essa luta, a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o CAPS Girassol promovem o I Encontro Municipal pela Luta Antimanicomial.

A luta antimanicomial é marcada pela contrariedade aos serviços tradicionais prestados pelos hospitais psiquiátricos ou manicômios, defendendo o direito de os pacientes terem serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas. Sobre isso, ainda no final da década de 70, deu-se origem à reforma psiquiátrica. Tal reforma foi motivada pelos próprios trabalhadores de saúde mental que denunciavam uma série de atitudes violentas praticadas nos manicômios.

Em 1986, como resultado desse movimento, criou-se o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial com o objetivo de acolher e tratar o portador de transtorno mental, trabalhando o resgate da cidadania e qualidade de vida do doente. Abriu-se a possibilidade de construção de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país com a organização da rede municipal de atenção que, desde então, presta serviços de saúde mental abertos e comunitários com atendimento diário individualizado e acompanhamento clínico.

O que veio a ser reforçado em 2001 com a instituição da Lei 10.216/2011, mais uma grande conquista dessa luta. Esta lei dá ao Estado a responsabilidade de consolidar uma mudança do sistema assistencial para garantir o acesso de todos a um tratamento mais resolutivo e menos excludente.

I Encontro Municipal

O I Encontro Municipal pela Luta Antimanicomial é um evento aberto ao público geral e dedicado aos pacientes do CAPS Girassol. Será um dia de informação, interação e distração. A programação conta com palestras e debates sobre o tema, oficina de pintura, concurso cultural, bingo, dança e muito mais.

Durante a realização do evento, estarão disponíveis ainda os serviços de vacinação contra a gripe; aferição de pressão, glicemia e IMC – Índice de Massa Corporal; testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; e confecção do cartão SUS.

O evento será realizado no dia 18 de maio (segunda-feira), das 8h30 às 16h, no Mercado Municipal. Informações: (31) 3868-2414. (Loriane Fogaça)

SEM COMENTÁRIOS