O Consórcio Itaocara venceu, nesta quinta-feira (30/4), o leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, para construir a Usina Hidrelétrica Itaocara I. Com capacidade instalada de 150 MW, a usina será implantada no rio Paraíba do Sul, na região noroeste Fluminense, e abrangerá os municípios de Aperibé, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro, e o município de Pirapetinga, em Minas Gerais.
De acordo com o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Franklin Moreira Gonçalves, a implantação da usina vai gerar mil empregos diretos e 2,2 mil indiretos. “Ao se integrar ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a hidrelétrica vai contribuir de forma significativa para aumentar a qualidade energética e movimentar a economia da região”, afirma.
O empreendimento, previsto para entrar em operação até 2020, possui Licença de Instalação emitida pelo IBAMA e seu Plano Básico Ambiental é composto de 43 programas ambientais dos meios físico, biótico e socioeconômico.
O Consórcio Itaocara (Cemig 49% e Light 51%) venceu o edital ao oferecer R$ 154,99 para o MW/h do empreendimento. Quando entrar em funcionamento, o grupo terá concessão de 30 anos para operar a usina. (Assessoria de Imprensa Cemig)