IFMG promove encontro de alunos que participaram do Ciência sem Fronteiras

0

Com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências entre os participantes e debater sobre os desafios e possibilidades do programa Ciência sem Fronteiras, a Reitoria do IFMG promoveu, no dia oito de abril, o primeiro encontro dos estudantes do Instituto que participaram do CsF.

De acordo com a Coordenação de Formulação e Supervisão de Políticas de Ensino e Graduação, atualmente 38 alunos do IFMG participam como bolsistas no Ciência sem Fronteiras. Durante o encontro, 12 alunos de cinco diferentes câmpus e seus respectivos orientadores contaram e ouviram histórias, experiências e as lições de vida que aprenderam nos últimos 18 meses.

Guidson Coelho de Andrade, estudante do Câmpus São João Evangelista, recebe certificado de nomeação na lista de melhores alunos da Western Illinois University – Foto: Divulgação/IFMG

Reconhecimento

Também no evento, o estudante do Câmpus São João Evangelista, Guidson Coelho de Andrade, recebeu das mãos da pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Lydia Armond Muzzi, um certificado de nomeação na lista Dean’s list, também conhecida como “melhores alunos da reitoria da universidade”, concedido pela Western Illinois University, nos EUA.

O que eles têm a dizer

“A avaliação que faço é a mais positiva possível. O programa foi como uma chave que abriu várias portas para nós e minha capacidade de aprendizado passou por mudanças”, relata Andrey Gustavo de Sousa, estudante de Engenharia Elétrica no Câmpus Formiga. Ao falar sobre a State University of New York, Andrey citou algumas práticas que considerou interessantes, como o sistema de avaliação mais pulverizado.

Mayara Louzada Eler, aluna de Engenharia de Produção no Câmpus Governador Valadares, que passou pela experiência em North Dakota State University, também nos EUA, compartilha da mesma opinião. “Éramos avaliados nos trabalhos em grupo, em casa e também nas provas. Essas atividades funcionam como uma forma de estudo”, explica.

Diferenças e impressões pessoais à parte, todos os presentes ao encontro foram unânimes em destacar a diversidade cultural e a convivência com pessoas diferentes como o aspecto mais enriquecedor oferecido pelo programa. “Meu maior aprendizado foi conhecer pessoas de diversas culturas e com pensamentos distintos”, lembra Vinícius Melo Cangussu, estudante de Engenharia de Produção no Câmpus Governador Valadares que esteve à University of Arkansas, nos EUA. Para ele, o intercâmbio de ideias e valores proporciona mais adequação e tolerância. “Aprendi que tenho de buscar sempre mais conhecimento e evolução. Ainda sou uma formiguinha no mundo”, finaliza.

1º encontro dos estudantes do IFMG que participaram do CsF – Foto: Divulgação/IFMG

Programa

Criado em 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Instituições de ensino em mais de 30 países são parceiras do programa.

O projeto prevê a utilização de bolsas para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior e mantenham contato com sistemas educacionais competitivos. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

(Fonte: Ascom IFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui