Coleta de dados para o ‘Censo Escolar da Educação Básica’ começa no dia 27 de maio

0

Data serve como base para que escolas públicas e privadas de todo o país forneçam informações sobre os alunos, os professores e as turmas

A primeira fase da coleta de dados para o ‘Censo Escolar da Educação Básica’ de 2015 terá início no dia 27 de maio. A data será a referência para que as escolas forneçam informações detalhadas sobre os alunos, os professores e as turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica que ofertam.

Os dados deverão ser apresentados por todas as escolas públicas e privadas do país ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com o Ministério da Educação, o preenchimento dessas informações deverá ser feito pelos diretores e responsáveis pelas instituições de ensino no sistema Educacenso até o dia 31 de julho.

Para as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais o procedimento é diferente. De acordo com a superintendente de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Vânia Cristina Liberato, as escolas deverão apresentar essas informações no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

“Como temos o Simade, as escolas registram suas informações nesse sistema e, a migração dos dados para o Educacenso é feita pela própria Secretaria de Educação”, explica a superintendente..

O Censo Escolar é realizado anualmente e tem como referência a última quarta-feira do mês de maio que, em 2015, será no dia 27. Com o registro das informações escolares no Educacenso, sistema do Censo Escolar, é possível que a gestão pública realize o levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas.

Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas educacionais do país, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações apresentadas no Censo também são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui