Cachaça produzida no Leste de Minas é premiada nos Estados Unidos

0

Cachaça Ibituruna, produzida no distrito de Pontal, em Governador Valadares, ficou em terceiro lugar na competição The San Francisco World Spirits Competition, realizada no Estado da Califórnia.

Com mais de 50 anos de tradição e qualidade, a Cachaça Ibituruna, produzida no distrito valadarense de Pontal, recebeu seu primeiro prêmio na “The San Francisco World Spirits Competition”, uma das mais importantes competições internacionais de destilados do mundo, que ocorreu no último domingo (22/03), em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Disputando com 1.500 marcas internacionais de cachaças, uísque, runs, vodcas e outros destilados, a cachaça valadarense se destacou, recebendo a medalha de bronze no torneio. Realizada há 14 anos, a competição consagra anualmente as melhores bebidas do mundo em termos de sabor, qualidade e aroma. Participaram representantes de 64 países.

Túlio de Almeida afirma que com o prêmio vai aumentar a produção da cachaça para torná-la mais conhecida no Brasil – Foto: Antônio Cota / Diário do Rio Doce

Na competição, o julgamento é feito às cegas, com o resultado divulgado no site da The San Francisco World Spirits Competition. Entre os jurados estavam apreciadores, degustadores, importadores, diretores de grandes redes de bares e restaurantes, entre outros profissionais que trabalham diretamente com destilados. A Ibituruna desbancou marcas consagradas entre os destilados, como a vodca Absolut, a Belvedere, a tequila Patrón, entre outras. Com o terceiro lugar, a cachaça passará a ser vendida com o rótulo da The San Francisco World Spirits Competition double bronze.

Depois da aprovação pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos para participar do torneio, um dos proprietários do alambique, Túlio Fagundes de Almeida, disse não ter acreditado na premiação. “Este resultado é fruto de muito trabalho, pois sou a quarta geração da indústria, criada pelo meu bisavô. Até agora, a ficha não caiu. Esta foi a primeira competição em que a cachaça participou, e jamais iria imaginar que uma cachaça artesanal ficaria entre as três melhores do mundo. Até então só estava participando para divulgar a marca”, comemorou o produtor .

Agora, com o reconhecimento mundial, Túlio afirma que vai aumentar a produção no alambique e distribuir a marca em outros lugares. “Vou continuar trabalhando na divulgação da marca e aumentar a produção da bebida. Em breve, estaremos com o rótulo novo e embalagem nova para fortalecer ainda mais a marca. Além disso, vou dar uma nova estrutura para o alambique e lançar a bebida em outros produtos. Espero continuar com a tradição da família e colocar o nome da Cachaça Ibituruna entre as melhores do Brasil”, afirmou.

Com o alambique localizado na fazenda Itatinga, no distrito de Pontal, às margens da BR-259, a Cachaça Ibituruna é feita exclusivamente do caldo da cana, sem a adição de produtos químicos. Ela é produzida artesanalmente e administrada nos mínimos detalhes, indo desde o tempo de moagem aos ingredientes e tempo de fermentação. Também são levados em consideração a forma de destilação e os tonéis para o envelhecimento de um ano e meio, até o engarrafamento e rotulação. O produto é distribuído para diversos supermercados de Valadares e região. Ao todo são produzidos de 40 mil a 50 mil litros de cachaça por ano, sendo estocada em 110 tonéis de madeira de 200 litros cada um.

O alambique foi fundado em 1945 pelos avós do atual proprietário da fazenda, Expedito Almeida Ferreira, pai do Túlio, que assumiu a produção em 1981. Desde então, mantém a tradição de produção de cachaça de alta qualidade. Hoje, além de Governador Valadares, a marca é encontrada no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Local onde é produzido a cachaça Ibituruna – Foto: Divulgação / Alambique Fazenda Itatinga

Seu Expedito engarrafando a cachaça Ibituruna – Foto: Divulgação / Alambique Fazenda Itatinga

Armazenamento da cachaça em barris de carvalho – Foto: Divulgação / Alambique Fazenda Itatinga

Alambique onde é produzida a Cachaça Ibituruna – Foto: Divulgação / Alambique Fazenda Itatinga

(Fonte: Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui