Manifestações contra a presidente Dilma reúnem milhares de pessoas em Minas Gerais

0

Atos pró-impeachment da Presidente Dilma Rousseff ocorreram em Belo Horizonte e em várias cidades do interior.

Milhares de mineiros foram às ruas na manhã deste domingo, 15 de março, para protestarem contra o governo da presidente Dilma Rousseff. A maior concentração de manifestantes foi registrada em Belo Horizonte. De acordo com estimativas dos organizadores, cerca de 24 mil pessoas participaram do movimento na Praça da Liberdade e ruas da capital.

Praça da Liberdade recebeu 24 mil pessoas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Assim como a nível nacional, em Minas Gerais, os manifestantes pedem o Impeachment da presidente do país. As principais justificativas para a “queda” de Dilma Rousseff seriam a corrupção, a impunidade e a mentira, que ficou evidente quando se compara o que foi mostrado durante os discursos de campanha e a postura tomada pelo governo após o início do segundo mandato de Dilma e o quarto mandato consecutivo do PT.

Os movimentos pró-impeachment se espalharam por vários municípios do interior de Minas, entre eles Governador Valadares, Teófilo Otoni, Uberlândia, Montes Claros, Divinópolis, Timóteo, Coronel Fabriciano, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Elói Mendes, Boa Esperança, Guaxupé, Lavras, Passos, São Lourenço, Uberaba e Juiz de Fora.

No Vale do Aço

Na Região Metropolitana do Vale do Aço, a maior mobilização foi registrada em Ipatinga, onde cerca de mil pessoas, segundo organizadores, saíram da Praça dos Três Poderes, no Centro, em direção ao Parque Ipanema. Em Timóteo, cerca de 100 manifestantes se reuniram na Praça do Coreto, na região Central da cidade. Já em Coronel Fabriciano, com apitos e cartazes, cerca de uma centena de pessoas representaram a insatisfação contra o governo e exigiram o fim da corrupção.

Manifestantes foram as ruas em Timóteo (Foto: Patrícia Belo / G1)

Em Governador Valadares

De acordo com estimativas dos organizadores, mil pessoas participaram do ato contra a corrupção, impunidade e também impeachment da presidente Dilma Rousseff em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A concentração começou às 9h na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade. Às 10h a caminhada começou, seguiu pela Avenida Minas Gerais até a Praça Serra Lima e retornou à Praça dos Pioneiros.

Manifesto em Valadares começou na Praça dos Pioneiros (Foto: Leonardo Morais/Hoje em Dia)

Em Teófilo Otoni

Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, cerca de 300 pessoas se concentraram na região central da cidade. Com camisas amarelas, bandeiras do Brasil e faixas, eles protestaram contra a corrupção e por um país mais justo.

Manifesto no Centro de Teófilo Otoni (Foto: Elvis Passos / Imigrantes)

Manifesto no Centro de Teófilo Otoni (Foto: Elvis Passos / Imigrantes)

No Norte de Minas

Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas Gerais, de acordo com organizadores do movimento “Vem pra Rua”, cerca de três mil pessoas participaram de uma carreta contra a corrupção. A concentração teve início na Praça dos Jatobás, no bairro Morada do Sol. Por volta das 9 horas da manhã, os participantes iniciaram uma carreata por várias ruas da cidade e se reuniram na Avenida Deputado Esteves Rodrigues.

Ato pró-impeachment reuniu 3 mil pessoas em Montes Claros (Foto: Mauro Miranda/Record Minas)

No Centro-Oeste

Em Divinópolis, moradores se reuniram por volta das 9h30 da manhã na Praça do Santuário. O evento organizado pela internet contou com a participação de pelo menos mil e quinhentas pessoas. Por volta das 10h, os manifestantes iniciaram uma caminhada por ruas da cidade, exibindo faixas e cartazes pedindo a saída da Presidente Dilma Rousseff do comando do Brasil.

Manifestantes fizeram caminhada por ruas de Divinópolis (Foto: Ricardo Welbert/G1)

No Sul de Minas

Milhares de pessoas saíram às ruas na manhã deste domingo (15) em protesto nas principais cidades do Sul de Minas. Em Pouso Alegre, onde foi registrada a maior mobilização, cerca de 8 mil, segundo organizadores, saíram da Catedral e seguiram pelas principais ruas da cidade de forma pacífica. Em Varginha, pelo menos 3 mil pessoas saíram da Concha Acústica e fizeram uma passeata pelas ruas da cidade em direção à Igreja da Matriz.

Também houve protestos em Poços de Caldas (cerca de 300 pessoas), Elói Mendes (aproximadamente 80 pessoas), Boa Esperança (250 pessoas), Guaxupé (200 pessoas), Lavras (200 pessoas), Passos (150 pessoas) e São Lourenço (300 pessoas), conforme a Polícia Militar.

Cerca de 8 mil pessoas fazem protesto em Pouso Alegre (Foto: Thiago Luz / EPTV)

No Triângulo Mineiro

Nas duas principais cidades do Triângulo Mineiro, Uberlândia e Uberaba, profissionais liberais, comerciantes, funcionários de empresas privadas, estudantes e movimentos sociais se reuniram na manhã deste domingo (15) para protestar.

Em Uberlândia a concentração ocorreu a partir das 9h30 na Praça Tubal Vilela e tinha como slogan: “Basta de Corrupção”. Já em Uberaba devem acontecer dois eventos hoje. O primeiro foi organizado pela Fundação Maçônica e também começou às 9h30, com concentração na praça Rui Barbosa.

Concentração em Uberlândia ocorreu na Praça Tubal Vilela (Foto: Alexandre David/G1)

Representantes da Fundação Maçônica se reuniram na praça Rui Barbosa (Foto: Alex Rocha/G1)

Na Zona da Mata

Representantes dos Movimentos Muda Brasil e Brasil Livre se reuniram na manhã deste domingo (15) em Juiz de Fora em protesto contra a corrupção, falta de transparência do governo e por mais segurança, saúde e educação. Os participantes usaram adesivos contra o Congresso, camisas contra a presidente Dilma Rousseff e narizes de palhaço.

O protesto começou às 9h, na Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus e conta com um efetivo de mais de 100 policiais militares. Após a concentração, os manifestantes saíram por volta das 10h em caminhada pacífica pelas avenidas Presidente Itamar Franco e Barão do Rio Branco até o Parque Halfeld, onde se uniram a mais um grupo. O ato terminou por volta das 12h30.

Manifestantes se concentraram no Bairro São Mateus em Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui