Minas Gerais ganhará reforço de nove mil policiais militares até 2017

0

Reforço vai acabar com déficit de pessoal no Estado. Três mil soldados serão contratados ainda em 2015.

Minas Gerais vai ganhar um reforço de 9.000 policiais militares até 2017. Segundo a corporação, o governo do Estado já autorizou o concurso para a contratação de 3.000 novos soldados ainda em 2015 – os 6.000 restantes serão contratados nos dois anos seguintes. O anúncio foi feito nesta quinta pelo comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, durante a sexta edição do Seminário Internacional de Policiamento Comunitário – Sistema Koban, em Belo Horizonte. O edital será lançado em 30 dias.

“Com esses novos contratados, a Polícia Militar acaba com o déficit de pessoal e alcança o efetivo de 52 mil homens. Todos os novos policiais vão ser destinados para a área operacional (na rua), o que garantirá o policiamento efetivo no Estado”, explicou o major Gilmar Luciano, assessor de imprensa da PM.

Para este ano, 3.000 novos policiais serão contratados; com o treinamento eles começam a atuar no início do ano que vem – Foto: Fernanda Carvalho / O Tempo

Após aprovados em todos os testes, os novos soldados passarão pelo curso de formação da polícia, com nove meses de duração. Dessa forma, a expectativa é que os primeiros 3.000 militares comecem a atuar nas ruas em 2016.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informou que o pedido do edital ainda não chegou formalmente à Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças, órgão que avalia a viabilidade e o impacto dos editais e concursos do ponto de vista financeiro e orçamentário. Ainda assim, segundo a PM, o concurso está garantido.

“O acordo para a contratação foi firmado ontem (nesta quarta), entre o comandante geral da Polícia Militar, Marco Antônio Bianchini, e representantes da Secretaria de Planejamento. O concurso está autorizado, faltam apenas os trâmites burocráticos”, justificou o major Gilmar Luciano.

Atuação

Os novos policiais militares serão direcionados para a atividade operacional, mas, segundo a PM, ainda não está definida a distribuição dos soldados pelo Estado. Ainda assim, a expectativa é que parte deles sejam alocados na região metropolitana e em Belo Horizonte.

“Não sei o planejamento dessa distribuição. Tenho em torno de 5.000 homens, que prestam um bom trabalho, mas as demandas têm aumentado constantemente, e o aumento do efetivo é sempre bem-vindo”, comentou o coronel Cícero Leonardo da Cunha, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Desenvolvimento do aspecto comunitário

O anúncio da contratação dos novos policiais militares foi feito durante o Seminário Internacional do Sistema Koban, que promove o intercâmbio entre policiais brasileiros e japoneses. A parceria busca desenvolver o aspecto comunitário da Polícia Militar de Minas.

O policial japonês Kasuya Endo disse que já há um avanço no modelo de polícia comunitária em Minas, mas destacou que a diferença ainda é grande com relação ao Japão. “Ainda está longe do modelo japonês, mas sabemos que a realidade no Brasil é bem diferente. Nossa parceria vai alterar a rotina entre polícia e cidadão”.

(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui